Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Prefeitura envia projeto revogando lei que obriga uso de máscara em Goiânia

Prefeitura envia projeto revogando lei que obriga uso de máscara em Goiânia

por Guilherme Machado publicado 11/03/2022 16h45, última modificação 11/03/2022 17h57

A Prefeitura de Goiânia enviou à Câmara Municipal nesta sexta (11) o projeto de lei (nº 58/2022) que revoga a lei municipal (nº 10.545/2020) relativa à obrigatoriedade do uso de máscara facial como medida de prevenção à Covid-19.

O município justifica que a cobertura vacinal de duas doses contra a doença atingiu 75,3% da população acima de cinco anos de idade e que a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é de deixar de exigir o uso da máscara em locais abertos, sem aglomeração, nas cidades com pelo menos 75% da população acima de cinco anos com esquema vacinal completo (Nota de Recomendação nº 2/2022 – SES/Suvisa-03084, de 10 de março de 2022). 

A matéria em tramitação na Câmara aponta que o cenário epidemiológico da Covid-19 vem apresentando melhoras, com reduções das médias móveis de casos de internação e de óbitos nas últimas quatro semanas. Também houve queda na positividade dos exames RT-PCR e testes rápidos de antígenos e na ocupação de leitos destinados à Covid-19. 

Além disso, a implementação da vigilância genômica em Goiás, realizada pela Fiocruz em convênio com a PUC-GO e a UFG, permite o monitoramento contínuo das variantes do coronavírus, com alto grau de assertividade, permitindo antecipar cenários epidemiológicos, segundo o Executivo municipal. 

“A limitação dos direitos individuais pelo poder público se faz importante quando há razão para tanto, ou seja, nos casos em que a curva do vírus encontra-se em situação crítica, de forma a comprometer a coletividade drasticamente. No entanto, em razão da melhora no quadro da Covid-19 por conta da vacinação, deve-se conferir liberdade para a população goianiense usar ou não a máscara, já que a compulsoriedade e a intervenção na esfera privada devem operar somente quando realmente se fizer indispensável”, afirma a Prefeitura.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia