Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Prefeito retira projeto do IPTU extra aos chamados "puxadinhos"

Prefeito retira projeto do IPTU extra aos chamados "puxadinhos"

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 05/12/2017 12h35, última modificação 05/12/2017 17h24

O prefeito Iris Rezende, PMDB, encaminhou ontem (4) ao presidente da Câmara, Andrey Azeredo, PMDB, ofício pedindo a devolução do projeto de lei complementar que instituía a cobrança extra do IPTU aos chamados "puxadinhos". O documento foi lido hoje(5) e os vereadores demonstraram surpresa com o ato do Paço.

Com a decisão do Prefeito, cai a emenda do vereador Elias Vaz, PSB, que concederia anistia das multas dos "puxadinhos". Ele ia pedir a inclusão da segunda votação da emenda na sessão de hoje. A emenda iria alterar o inciso III do artigo 42 da Lei 5.040 (Código Tributário), de 20 de novembro de 1975, suspendendo as multas emitidas para os donos de imóveis que não comunicaram ao município o acréscimo de área construída. 

Segundo o vereador, do PSB, a retirada do projeto "demonstra de forma cabal que o Paço só pensa em arrecadar. Ou seja, era apenas para o Paço aumentar em R$ 7 milhões sua arrecadação tributária. Mais de 122 mil moradores receberam a cobrança de R$ 56,96, que seria paga até o dia 11 deste mês. Não houve nenhuma campanha sobre isso. Multas deve ter caráter educativo e não apenas arrecadatório".

Elias Vaz lembra ainda que tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal uma ação para impedir a cobrança do chamado IPTU do "puxadinho".

EDUARDO PRADO

De autoria do vereador delegado Eduardo Prado, PV, tramita na Câmara o projeto de decreto legislativo que suspende os lançamentos complementares do IPTU, realizados em 2016, feitos por fotos aéreas digitais (drones). Os vereadores Juarez Lopes (PRTB) e GSM Romário Policarpo (PTC) pediram vista do projeto. Eduardo diz que a matéria deverá ser votada na próxima semana.

"Não se pode fazer revisão de lançamento de impostos não pode ser fixada unicamente tendo como base de referência fotos aéreas digitais. Então é impossível a constatação do padrão, tipo de construção ou estado de conservação desses imóveis apenas por fotos. Daí a necessidade desta Casa suspender a proposta da administração municipal", enfatizou. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia