Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Votação de projeto que proíbe porte de armas na Câmara fica para a próxima semana

Votação de projeto que proíbe porte de armas na Câmara fica para a próxima semana

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 07/04/2022 12h10, última modificação 12/04/2022 15h09

A votação, em primeiro turno, do projeto de lei que proíbe porte de armas de fogo nas dependências da Câmara Municipal de Goiânia ficou para a próxima semana. Por falta de quórum, a proposta, de autoria do vereador Ronilson Reis (Brasil 35), não foi votada na Sessão Plenária desta quinta-feira (7), após ter sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na fase de discussão, diversos parlamentares se posicionaram sobre o tema. "Passamos por momentos difíceis e estranhos. As pessoas estão cada vez mais intolerantes. A violência tem permeado relações humanas e passamos por um momento em que a população tem sido incentivada a se armar. O armamento nunca foi política de segurança pública", argumentou Ronilson.

Por outro lado, o vereador Sargento Novandir (Avante) se manifestou contra a matéria. Segundo ele, "trata-se de uma proposta que quer desarmar os policiais, piorar a segurança desta Casa. Devemos desarmar o criminoso, as facções criminosas, e não a força de segurança. É um absurdo tal projeto".

Em seguida, o líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), contestou as colocações de Novandir. "É preciso ler primeiro a proposta, que merece nosso apoio. O projeto estabelece em quais dependências da Casa está proibido o porte de armas. No Plenário, por exemplo, é proibido, mas liberado para forças de segurança", comentou.

Santana Gomes (PRTB) também rebateu o posicionamento de Novandir. "A arma que deve ser usada em Plenário é a da fala, da voz, das propostas. Nenhum parlamento permite isso", afirmou. Na mesma linha, Mauro Rubem (PT), Aava Santiago (PSDB) e Anderson Sales – Bokão (PRTB) defenderam a proposta. Já Gabriela Rodart (DC) manifestou posição contrária à matéria, alegando que "Novandir está correto".

Regras

O projeto proíbe o porte de armas de fogo nas seguintes dependências da Câmara: Plenário, auditórios, gabinetes, salas, corredores, estacionamento e nos veículos em trânsito, estacionados ou parados. O porte fica permitido para agentes de segurança pública, guardas municipais a serviço do Poder Legislativo e agentes de segurança privada contratados pela Casa. A quem descumprir as regras, o projeto determina penalidades – advertência, suspensão por 30 dias sem remuneração e demissão, em caso de servidor público; e perda de mandato, se for parlamentar (nova reincidência).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia