Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Políticas Públicas para a Assistência Farmacêutica são discutidas em audiência

Políticas Públicas para a Assistência Farmacêutica são discutidas em audiência

por Quezia de Alcântara publicado 14/10/2021 16h54, última modificação 14/10/2021 16h54

O vereador e farmacêutico Raphael da Saúde (DC) realizou hoje, 14, audiência pública híbrida para debater políticas públicas adequadas para a aquisição e distribuição de medicamentos para o Município.

Acompanhado do colega, Edgar Duarte (PMB), que também é farmacêutico, o parlamentar falou da necessidade de conhecer o ciclo de assistência farmacêutica e assim propor medidas, por meio do poder Legislativo, para sanar as necessidades do setor e valorizar o profissional de Farmácia que atua na rede pública de saúde.

Participaram da reunião a presidente do Conselho Regional de Farmácia-GO, Lorena Baía; a diretora de Apoio e Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Alexandra; a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Matias Costa a gerente de Assistência Farmacêutica da SMS, Fernanda Torquato; a gerente da Farmácia do Município, Raquel Siqueira, representantes do SindSaúde, Luzineia Vieira dos Santos e do Conselho Municipal de Saúde, Ineslaine Ribeiro.

Entre os pontos abordados estão:

- aquisição de medicamentos, processos licitatórios e o trâmite para compra dos remédios que é um caminho com muitas etapas a cumprir.

- distribuição dos medicamentos e os problemas de abastecimento para as unidades de saúde, que segundo representantes da SMS, não estão ocorrendo atualmente.

- o processo da assistência farmacêutica da Prefeitura que vai desde a seleção e os critérios para a compra dos remédios até o momento em que o paciente pode ter acesso ao medicamento.

- o uso de medicação contínua para pacientes diabéticos, com doenças mentais, fórmulas infantis e dietas especiais para alérgicos que exigem atenção redobrada para sua aquisição com muitos meses de antecedência para não faltar.

- a falta de farmacêuticos e de programas de atuação dos mesmos nas unidades públicas de saúde, pois os mesmos não estão ali apenas para entregar os remédios.

- o uso racional dos medicamentos e ações educativas em saúde como funções dos farmacêuticos da Prefeitura.

- a capacitação de profissionais e a atuação junto a equipes multiprofissionais para assistência aos pacientes nas unidades, a exemplo da cidade de Curitiba, no Paraná.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia