Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

por Quezia de Alcântara publicado 19/06/2024 10h35, última modificação 19/06/2024 14h00
Autor do projeto, vereador Willian Veloso (PL) propõe acompanhamento multidisciplinar e inclusão de pacientes em programas de assistência social do Município
CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

Foto: Alberto Maia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (19), projeto de lei (PL 100/2024) para instituição da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington.

Segundo o vereador Willian Veloso (PL), a proposta tem como objetivo promover a pesquisa, o diagnóstico precoce e o manejo eficaz da doença. Para isso, o texto prevê criação de centros de referência especializados para atendimento de pacientes, por meio de acompanhamento multidisciplinar.

O texto também assegura inclusão de pacientes com Doença de Huntington em programas de assistência social do Município, como forma de garantir suporte psicológico, terapêutico e financeiro.

Dia Municipal

Além de promover debates e outros eventos sobre políticas municipais de atenção integral às pessoas com Doença de Huntington, o projeto institui o Dia Municipal de Conscientização da Doença de Huntington – a ser celebrado em 27 de setembro.

A doença

A Doença de Huntington é uma condição genética rara e degenerativa que atinge os gânglios basais do cérebro, comprometendo progressivamente movimentos do corpo e, em estágios avançados, memória e cognição.

“Pacientes com essa doença e suas famílias enfrentam desafios significativos, incluindo dificuldades financeiras devido à incapacidade de trabalhar e ao custo dos cuidados com saúde. A inclusão desses pacientes em programas de assistência social do Município é vital para proporcionar não apenas suporte médico, mas também apoio psicológico e financeiro”, afirma Willian Veloso.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia