Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova proibição de adoção de animais por condenados por maus-tratos

Plenário aprova proibição de adoção de animais por condenados por maus-tratos

por Heloiza Amaral publicado 27/05/2026 11h25, última modificação 27/05/2026 14h35
Projeto cria banco de dados de condenados por maus-tratos para acesso de autoridades e entidades protetoras

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em definitivo, nesta quarta-feira (27), projeto de lei (PL 393/2025) que proíbe a adoção ou a retomada da guarda de animais por pessoas condenadas pela prática de maus-tratos. De autoria do vereador Sanches da Federal (PP), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

A proposta determina que a restrição valerá para condenados por decisão judicial definitiva – quando não houver mais possibilidade de recurso. Além disso, os infratores também ficarão impedidos de participar, direta ou indiretamente, de atividades relacionadas ao trato de animais.

O texto também prevê a criação, pelo Executivo, de um banco de dados unificado de condenados por maus-tratos a animais. As informações serão compartilhadas com organizações de proteção animal e com autoridades para evitar novas adoções irregulares.

As entidades que descumprirem as determinações previstas poderão sofrer sanções administrativas, que variam desde proibição de participação em feiras de adoção até aplicação de multas.

Segundo Sanches da Federal, o projeto busca criar um filtro preventivo no sistema de adoção e guarda de animais, impedindo que pessoas condenadas por maus-tratos voltem a exercer essa responsabilidade enquanto durarem os efeitos da sentença. A medida, de acordo com o vereador, pretende garantir ambientes mais seguros para os animais.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

 

Banner do Radar da Transparência da Atricon

 

Carta de Serviços

 

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

 

Goiânia 91 anos

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia