Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário retorna do recesso com derrubada de veto a projeto de prevenção à trombofilia

Plenário retorna do recesso com derrubada de veto a projeto de prevenção à trombofilia

por Guilherme Machado publicado 04/08/2020 12h40, última modificação 04/08/2020 12h42

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia derrubou o veto do prefeito Iris Rezende (nº 16/2020), com 18 votos favoráveis, ao projeto de lei (nº 47/2019) da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) que dá às mulheres atendidas na rede pública de saúde o direito de fazer a investigação genética para detecção da trombofilia, nos casos que a paciente tiver histórico familiar da enfermidade. 

A trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, doença caracterizada pela formação de trombos, ou coágulos de sangue. O problema é causado por deficiência na ação das enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea. 

A trombose pode causar inchaço, dor e pele pálida ou azulada em uma das pernas, a que estiver com a veia obstruída pelo coágulo, sendo chamada de trombose venosa profunda. Pode causar também embolia pulmonar, quando o trombo bloqueia artérias pulmonares; acidente vascular cerebral (AVC), quando a obstrução ocorre no cérebro; além de complicações na gravidez, como eclâmpsia, parto prematuro e aborto, quando há formação de coágulo em artérias e veia da placenta ou do cordão umbilical. 

“A trombofilia faz com que nós mulheres soframos abortos na fase inicial da gestação ou quando o bebê já está formado sem saber a causa”, disse Tatiana, que participou da sessão plenária de forma remota. Pelo projeto da vereadora, a investigação deverá ser iniciada logo na primeira consulta da mulher com o ginecologista ou obstetra. 

Retorno das atividades 

Esta terça-feira (4) marcou o retorno das sessões em plenário e das atividades na Câmara após 15 dias de recesso regimental, em que a Casa funcionou apenas por meio período, sem realizar sessões plenárias. 

A partir dessa semana, o horário de funcionamento volta a ser integral, das 8 às 18 horas, com atendimento presencial e as sessões realizadas de terça a quinta, das 9 às 12 horas, com participação dos vereadores presencialmente no plenário e remotamente para os que justificarem à Mesa Diretora.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia