Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova garantia de isonomia salarial entre mulheres e homens que exercem mesma função

Plenário aprova garantia de isonomia salarial entre mulheres e homens que exercem mesma função

por Michelle Lemes publicado 15/04/2025 11h30, última modificação 15/04/2025 14h50
Projeto visa assegurar sistema mais justo de reconhecimento profissional e de remuneração. Para vereadora Kátia (PT), sociedade se beneficiará em justiça social e em produtividade

Em Sessão Ordinária nesta terça-feira (15), o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei (PL 168/2023) para garantir isonomia salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função.

De autoria da vereadora Kátia (PT), a proposta visa assegurar um sistema mais justo de reconhecimento profissional e de remuneração. Segundo o texto, a sociedade também se beneficiará em justiça social e em produtividade.

A matéria determina ainda a publicação anual de relatórios de transparência salarial remuneratória pelas pessoas jurídicas de direito privado com vinte ou mais empregados. A divulgação das informações permitirá que órgãos fiscalizadores verifiquem o cumprimento da Constituição e do artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Desigualdade salarial

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2022, mulheres receberam 31,9% a menos do que homens em Goiás. O rendimento médio das trabalhadoras naquele ano, no estado, foi de R$ 1.998,00, enquanto o dos trabalhadores ficou em R$ 2.936,00 – o que representa 68,1% a mais para profissionais do sexo masculino.

“Acredita-se que igualdade de remuneração entre homens e mulheres deve ser um objetivo explícito das políticas municipais e dos planos de ação e que deve ser incluída nas estratégias de redução da pobreza; nos planos municipais de desenvolvimento; nos planos de ação sobre a igualdade entre homens e mulheres; nos programas de trabalho digno; e nos regimes de contratação pública”, afirmou Kátia.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia