Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova projeto que institui Semana de Sensibilização à Perda Gestacional

Plenário aprova projeto que institui Semana de Sensibilização à Perda Gestacional

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/10/2019 12h25, última modificação 10/10/2019 13h26

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (10) o projeto de lei (260/2019), de autoria do vereador Andrey Azeredo, MDB, que institui no calendário oficial de eventos da Prefeitura de Goiânia a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil. O evento será realizado anualmente na semana que compreende o dia 15 de outubro. O autógrafo de lei será agora encaminhado ao prefeito Iris Rezende, MDB, para sua sanção ou veto.

"Uma proposta que busca dignificar o sofrimento e dar voz às famílias", assim o vereador Andrey resume seu projeto, bem como completa: "Promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde aos casos de perda gestacional, neonatal e infantil". Mas ele enfatiza ainda que sua proposta irá orientar as famílias enlutadas sobre seus direitos previstos em leis e outras normas.

Sobre a data para a realização do evento, o vereador do MDB a data vai ser celebrada com reuniões, palestras e divulgações de cartilhas para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal. "Na verdade, queremos a humanização no atendimento, especialmente nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional aos pais", destacou.

DIREITO AO LUTO

Andrey Azeredo afirma ainda que sua proposta ajuda a oferecer apoio e orientação aos pais que vivenciaram a perda do filho ou da filha, com aumento da sensibilização. "Daí o apoio aos pais enlutados". E completa:"Nossa proposta, portanto, visa sensibilizar a sociedade e aos profissionais da saúde e de áreas jurídicas a validarem o luto materno e paterno, especialmente no reconhecimento ao direito a licenças maternidades e paternidades".

Ao concluir, o vereador lembra que seu projeto foi fruto da ação de Felipe e Sherloma Aires, pais de Gregório, que partiu após três dias de vida, no município de Florianópolis, Santa Catarina: "Atitudes que podem favorecer uma família enlutada, como tocar, tomar o bebê morto em seus braços, dar nome ao bebê, organizar o funeral, com os pais podendo lidar com a morte de forma mais realista, favorecendo a saúde psíquica e o luto saudável".

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia