Plenário aprova criação de sistema de parques e de praças inteligentes
Em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (10), o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei (PL 427/2022) que cria o Sistema Municipal de Parques e de Praças Inteligentes. De autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo o texto, os espaços deverão disponibilizar gratuitamente sinal de internet 5G e outros serviços digitais – como painéis provedores de informações, painéis interativos e plataformas educativas acessíveis via navegador.
Empresas patrocinadoras viabilizarão os serviços para a comunidade, podendo veicular anúncios publicitários no perímetro do parque ou da praça. Bairros considerados vulneráveis terão prioridade para integrar o sistema inteligente, que depois será estendido ao Zoológico de Goiânia.
“Ao concretizar diretriz da política de uso do espaço público, o projeto popularizará não só a alfabetização digital, mas também a cidadania digital. Praças e parques transcenderão sua função tradicional, de meros espaços de convivência, para se transformar em polos inteligentes que conectarão cidadãos goianienses à rede mundial de computadores”, afirmou Léia Klebia.
*Texto: Michelle Lemes













