Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova Orçamento anual da Prefeitura para 2020 e rejeita emenda de Kitão

Plenário aprova Orçamento anual da Prefeitura para 2020 e rejeita emenda de Kitão

por silvana — publicado 10/12/2019 13h59, última modificação 10/12/2019 13h59

 Aprovado em segunda e última votação hoje, 10/012, o Projeto do Executivo que estima a receita e fixa as despesas da Administração para o próximo ano, a LOA- Lei Orçamentária 2020. A matéria foi aprovada por unanimidade, porém, uma das emendas acatadas na Comissão Mista pelo relator, vereador Wellington Peixoto (MDB) teve pedido de destaque aprovado pelo Plenário.

O pedido de destaque permite que os vereadores presentes à sessão votem favoravelmente  ou contra a emenda destacada do relatório. O pedido feito pelo vereador Zander Fábio (Patriota) e assinado por outros vereadores,  foi feito  à  emenda do vereador Lucas Kitão(PSL), que acabou sendo rejeitada pelo Plenário.

A proposta de Kiitão, que é o presidente da Comissão Mista,onde o projeto foi analisado,  propunha modificação  aos artigos 9º, 10º e 13º do Projeto de Lei 357/2019 (LOA) incluindo no texto original do Prefeito, a necessidade de “autorização legislativa” para que o Executivo , no interesse da Administração Pública, pudesse movimentar dotações  e redistribuir parcelas de dotações de pessoal, de uma para outra Unidade Orçamentária( artigo 9º)e,  descentralizar total ou parcialmente a outros órgãos ou entidades, os créditos orçamentários(artigo 10º).

O artigo 13º, segundo o texto  original , permite a realização de operações de crédito até o limite de 20% da receita orçada, ou seja, dos R$ 6 bilhões e 56 milhões do orçamento do próximo ano, a Administração Municipal poderá comprometer, segundo Kitão, cerca de R$ 1 bilhão e 200 milhões, sem autorização da Câmara, já que sua emenda que exigia autorização Legislativa, foi rejeitada pelos vereadores.  Kitão afirmou que vai recorrer à justiça para fazer valer a necessidade de avaliação da Câmara para que o Executivo possa realizar essas movimentações financeiras.

O líder do governo na Casa, vereador  Oséias Varão (PSB) argumentou que a aprovação da emenda de Kitão não era necessária porque já está prevista na Legislação Municipal, argumento usado também pelo vereador Andrey Azeredo (MDB) que afirmou que a Lei Orçamentária é uma lei Ordinária e a Lei Orgânica do Município se sobrepõe a ela, já estipulando a exigência  de autorização do Poder Legislativo para que o Executivo possa realizar operações de crédito.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia