Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova Moção de Apoio à PEC que amplia imunidade tributária a instituições sem fins lucrativos

Plenário aprova Moção de Apoio à PEC que amplia imunidade tributária a instituições sem fins lucrativos

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 13/11/2023 14h10, última modificação 13/11/2023 14h26
Proposta apresentada pelo deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) recebeu elogios dos vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos) e Anselmo Pereira (MDB)
Plenário aprova Moção de Apoio à PEC que amplia imunidade tributária a instituições sem fins lucrativos

Foto: Fabiano Araújo

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em outubro, Moção de Apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 5/2023, que tramita no Congresso Nacional. De autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), a PEC amplia isenção tributária concedida a entidades religiosas, partidos políticos, entidades sindicais de trabalhadores e instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

Atualmente, a Constituição estabelece que a imunidade tributária vale somente para patrimônio, renda e serviços relacionados com finalidades essenciais das entidades. A PEC, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, estende a imunidade à aquisição de bens e serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços pelas instituições.

Autores da Moção de Apoio, os vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos) e Anselmo Pereira (MDB), respectivamente segundo vice-presidente e primeiro secretário da Câmara Municipal, lembram que a medida busca adequar a legislação federal ao entendimento do Poder Judiciário. “(…) a alteração constitucional prevê que a construção e reforma de templos de qualquer culto e sua prestação de serviços, como a construção de creches, asilos ou comunidades terapêuticas, bem como outras atividades-fim das instituições [fiquem] ausentes de qualquer instituição de impostos”, ressaltam.

A PEC aguarda análise da Comissão Temática Temporária criada pela Mesa Diretora da Câmara Federal, no último dia 7, antes de seguir para votação, em dois turnos, no Plenário da Casa.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia