Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova, em definitivo, isenção de IPTU do Complexo do Serra Dourada

Plenário aprova, em definitivo, isenção de IPTU do Complexo do Serra Dourada

por Michelle Lemes publicado 12/11/2024 12h55, última modificação 12/11/2024 18h10
Projeto mantém isenção à empresa que vencer licitação para administrar o complexo, formado pelo Estádio Serra Dourada, pelo Ginásio Goiânia Arena e pelo Parque Poliesportivo
Plenário aprova, em definitivo, isenção de IPTU do Complexo do Serra Dourada

Imagem: Google Maps

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), projeto de lei complementar (PLC 19/2024), de autoria do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), para conceder isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre a área do Complexo do Serra Dourada.

A matéria mantém a isenção de IPTU à empresa que vencer a licitação para administrar o complexo – formado pelo Estádio Serra Dourada, pelo Ginásio Goiânia Arena e pelo Parque Poliesportivo. Com a concessão, a administração do complexo – atualmente exercida pelo Estado de Goiás – passará à iniciativa privada.

“O Estádio Serra Dourada, por ser um bem pertencente ao Estado de Goiás, está atualmente protegido pela imunidade tributária prevista na Constituição Federal, que impede a cobrança de IPTU sobre imóveis de entes federativos. No entanto, a iminente concessão do estádio a terceiros, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), implicaria a perda dessa imunidade, tornando o imóvel sujeito à tributação”, justifica o texto.

Segundo a Secretaria de Finanças (Sefin), a medida não resultará em impacto financeiro para o Município, pois a área em questão já não gera receita tributária.

Ainda de acordo com a Sefin, a isenção pretende fomentar o esporte; modernizar a infraestrutura do complexo; e gerar benefícios econômicos, a partir da atração de eventos e do incentivo ao turismo local, sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Debate

Na discussão da proposta, em Plenário, os vereadores Aava Santiago (PSDB) e Fabrício Rosa (PT) se posicionaram contrariamente à isenção e questionaram qual seria a contrapartida social. Já Telêmaco Brandão (Novo), Juarez Lopes (PDT), Denício Trindade (União Brasil) e Paulo Magalhães (União Brasil) se manifestaram favoravelmente, alegando que a iniciativa privada terá condições para realizar uma melhor gestão do complexo.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia