Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Em 2ª votação, Câmara aprova Refis 2023

Em 2ª votação, Câmara aprova Refis 2023

por Michelle Lemes publicado 19/10/2023 11h45, última modificação 19/10/2023 17h41
Programa oferece redução em alíquota do ITBI e permissão para clubes de futebol quitarem dívidas do ISS por meio de formação esportiva de crianças e adolescentes carentes

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (19), projeto de lei complementar (PLC 14/2023) para instituir o Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários (Refis) 2023. O programa oferece descontos em multas e juros para contribuintes – pessoas físicas ou jurídicas – em dívida com o município.

O Refis fará parte da Semana Nacional de Conciliação e da Semana Nacional do Contencioso Tributário, promovidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As negociações começam na próxima quarta-feira (25).

"A intenção é tornar Goiânia uma cidade moderna, ágil e desburocratizada", comentou o presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota). Segundo o líder do prefeito, vereador Anselmo Pereira (MDB), a Prefeitura – autora da matéria –prevê arrecadação de R$ 100 milhões com o Refis. O projeto segue para sanção ou veto do chefe do Executivo.

A proposta recebeu apoio de vereadores da base e da oposição. "Pautas em comum, que fazem bem para a cidade, nunca irei obstruir. É fundamental para que o goianiense se desafogue das dívidas", afirmou Aava Santiago (PSDB). Já Kátia Maria (PT) sugeriu destinação de recursos arrecadados com o Refis para pagamento de data-base e de outros benefícios a servidores.

Novidade

Como novidade nesta edição, o programa propõe redução temporária na alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 2% para 1,5%.

Além do ITBI, podem se beneficiar do Refis:

- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU);

- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);

- além de taxas e de contribuições municipais.

Parcelamento

O parcelamento da dívida pode ocorrer:

- em até 84 vezes, nos casos de devedor em recuperação judicial, extrajudicial ou com declaração de insolvência;

- em até 60 vezes, nos demais casos.

Desconto

Descontos em juros e multas serão de:

- 99% para pagamento à vista;

- 90% para pagamento em até 20 parcelas;

- 80% para pagamento entre 21 e 40 parcelas;

- 70% para pagamento entre 41 e 60 parcelas.

As parcelas são mensais e não podem ser inferiores a R$ 100.

Clubes de futebol

Como contrapartida à regularização de dívidas tributárias relativas ao Imposto sobre Serviços (ISS), clubes de futebol da capital poderão oferecer programas sociais de formação esportiva para crianças e adolescentes carentes. A medida foi proposta por Romário Policarpo e acatada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

O acordo prevê ainda que os clubes disponibilizem transporte, alimentação, vestuário e materiais necessários para prática de atividades físicas.

Para obter o benefício incluído no Refis, os clubes deverão manifestar interesse junto à Prefeitura.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia