Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova, em primeira votação, projeto de reestruturação da Câmara

Plenário aprova, em primeira votação, projeto de reestruturação da Câmara

por Quezia de Alcântara publicado 20/02/2025 10h35, última modificação 20/02/2025 15h44
Para modernizar e adaptar estrutura do Poder Legislativo, Mesa Diretora propõe criação e realocação de unidades administrativas e de funções
Plenário aprova, em primeira votação, projeto de reestruturação da Câmara

Foto: Millena Cristina

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, nesta quinta-feira (20), projeto de lei (PL 83/2025) para reestruturar a organização administrativa do Poder Legislativo. De autoria da Mesa Diretora, a matéria segue para análise da Comissão de Trabalho e Servidores Públicos, antes do segundo turno de votação.

Os vereadores Fabrício Rosa e Professor Edward (ambos do PT) votaram contra a aprovação.

De acordo com o texto, a reforma segue legislação vigente e respeita princípios da administração pública – publicidade, moralidade, eficiência, impessoalidade, razoabilidade e proporcionalidade. O impacto financeiro gerado está em consonância com os limites de gastos com pessoal e com a Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo custeado com recursos do orçamento próprio da Câmara.

Reestruturação

O projeto prevê a implantação de cinco novas diretorias; a transformação de três assessorias executivas em diretorias; e a criação de oito coordenadorias, de 27 assessorias de apoio e de uma assessoria executiva. A nova organização administrativa tem como objetivo, segundo a Mesa Diretora, melhorar a prestação de serviços públicos à população e aperfeiçoar o acompanhamento das ações administrativas da Casa.

As unidades administrativas serão divididas em duas áreas de atuação: Desenvolvimento Político Parlamentar e Desenvolvimento da Gestão Legislativa.

Segundo a proposta, unidades administrativas atualmente estão subordinadas à Presidência, embora não possuam natureza de órgão de atuação na área de Desenvolvimento Político Parlamentar. Com a reforma, essas unidades serão alocadas para a área de Desenvolvimento da Gestão Legislativa – em conformidade com suas atribuições –, passando a contar com maior integração interna e com mais autonomia funcional. Este é o caso das seguintes unidades:

- Segurança e Inteligência;

- Tratamento de Dados Pessoais;

- Cerimonial;

- Ouvidoria da Mulher;

- Atividades Culturais e Comunitárias;

- Combate a Crimes Raciais.

Outra mudança ocorrerá nas unidades de segurança institucional, até então subordinadas à Presidência, que passarão a ser vinculadas à Diretoria-Geral. Essas unidades serão agregadas para compor a Diretoria de Segurança e Inteligência, encarregada de gerenciar e de coordenar o serviço de segurança e de inteligência da Câmara; de operar o Sistema de Monitoramento Eletrônico tipo Circuito Fechado de Televisão (CFTV); além de outras atribuições para garantia da integridade física das pessoas nas dependências da Casa e para guarda dos bens públicos.

O serviço de cerimonial, também com natureza de unidade de Desenvolvimento da Gestão Legislativa, passará a ser subordinado à Diretoria-Geral, na condição de diretoria, com ampliação de suas competências e prerrogativas. Assim, solenidades, reuniões, atos, sessões, audiências públicas e demais eventos institucionais poderão ser executados de forma centralizada.

A Assessoria Executiva Parlamentar também sairá do âmbito da Presidência, passando para a Diretoria Legislativa, com estrutura adequada para:

- fiscalizar, com mais eficiência, a execução das emendas parlamentares individuais;

- orientar os parlamentares e mantê-los informados sobre o procedimento legislativo e sua execução;

- executar ações para qualificar a participação do Poder Legislativo no orçamento do Município.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia