Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova criação do Mercado Social da Família

Plenário aprova criação do Mercado Social da Família

por Quezia de Alcântara publicado 25/06/2025 11h10, última modificação 25/06/2025 14h31
Programa oferecerá alimentos básicos e itens de limpeza e de higiene pessoal a preços mais baixos para população em situação de vulnerabilidade social
Plenário aprova criação do Mercado Social da Família

Foto: Gustavo Mendes

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (25), projeto de lei (PL 32/2024) para criação do Programa Mercado Social da Família.

Segundo o texto, de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), o programa tem como objetivo baratear o custo de alimentos básicos e de itens de limpeza e de higiene pessoal para a população em situação de vulnerabilidade social. Os produtos serão ofertados a preços, em média, 30% menores em relação aos praticados no mercado tradicional.

O Mercado Social poderá ser realizado no formato carreta, como forma de percorrer diversos bairros. O programa atenderá a famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos, residentes em Goiânia e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Os produtos deverão ter qualidade comprovada, mediante avaliação relacionada à embalagem, à rotulagem e ao registro em consonância com a legislação vigente.

Para implementação do Mercado Social da Família, o Município poderá estabelecer parcerias com interessados em atuar na execução do programa, seja a partir de assistência social ou financeira ou de aquisição de novos produtos.

De acordo com Isaías Ribeiro, a iniciativa trará dignidade a pessoas vulneráveis, por meio da alimentação de qualidade a preço acessível. "No município, conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, existem mais de 201 mil famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que possuem renda familiar abaixo de três salários mínimos e que não conseguem garantir alimentação básica para sua família”, afirmou.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia