Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / PL PROÍBE FAZER REGISTRO AUDIOVISUAL DE PACIENTES E CORPOS EM NECRÓPSIA

PL PROÍBE FAZER REGISTRO AUDIOVISUAL DE PACIENTES E CORPOS EM NECRÓPSIA

por lucas-ff — publicado 04/05/2016 13h35, última modificação 09/05/2016 08h12
A matéria tem que passar ainda, pela sanção do Chefe do Executivo antes de se tornar lei.

Aprovado em segunda e última votação, projeto de lei de iniciativa do vereador Zander Fábio (PEN/Bloco) proibindo profissionais de saúde, de portar aparelhos de gravação de imagens ou sons durante procedimentos como cirurgias estéticas, exames, preparação de cadáveres e autópsias. Entre os equipamentos restritos estão máquinas fotográficas, filmadoras, tablets e celulares.

O projeto prevê que o registro audiovisual poderá ser feito somente para fins científicos oficiais e com a autorização do paciente ou responsável legal e com pleno acesso ao material produzido. Os equipamentos utilizados nestes casos, deverão ser de propriedade da Instiuição onde foi feito o procedimento e os pareceres e documentos citarem a identificação do equipamento utilizado. 

A responsabilidade pelo uso indevido de registros recairá sobre os órgãos ou estabelecimentos onde foram realizados os procedimentos, assim como sobre seu autor ou autores. Caberá ao Poder Público Municipal fiscalizar e notificar o Conselho ou Órgão regulamentar correspondente à categoria profissional, aplicar multa, promover a interdição do estabelecimento, proibir qualquer tipo de contratação de serviços com a Administração Municipal e, cassar a licença de funcionamento do mesmo. 

Os profissionais impedidos de usar equipamentos de gravação de áudio e vídeo previstos na proposta de Zander, são médicos legistas, peritos, cirurgiões plásticos, anestesistas, médicos em geral, instrumentadores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, tanatopraxistas ( pessoas que fazem a preparação de cadáveres para o funeral) que trabalhem em institutos de medicina Legal-IML, hospitais, clínicas de cirurgias plásticas e estéticas, clínicas médicas e de exames, laboratórios, crematórios e funerárias. 

O objetivo da matéria, segundo Zander, é evitar a exposição indevida de pacientes e principalmente, o crime de vilipêndio (falta de respeito aos mortos) como aconteceu recentemente quando da morte do cantor Cristiano Araújo e sua noiva que tiveram imagens divulgadas na Internet, feitas por funcionários da funerária encarregada da tanatopraxia.
(Silvana Brito)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia