Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

por Michelle Lemes publicado 09/10/2017 17h45, última modificação 09/10/2017 17h43
Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

Foto: Marcelo do Vale

Deputada federal Flávia Morais (PDT), da Comissão do Idoso na Câmara dos Deputados, em Brasília, esteve nesta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Goiânia, para participar da reunião da Rede de Proteção ao Idoso, sob a presidência do vereador Paulo Magalhães (PSD). Ele, que preside a Comissão do Idoso da Casa, também convidou o senador pelo PP de Goiás, Wilder Morais, que não compareceu.

A deputada Flávia Morais deu contribuições à Rede sobre o trabalho realizado pela Comissão do Idoso, em Brasília. Ela esclareceu que existe a proposta de criação do Plano Nacional do Cuidado, que irá acolher o idoso, as crianças que estão nos Cmeis e os deficientes dependentes de benefícios. A ideia é que tenha orçamento próprio, políticas públicas definidas, recursos, responsabilização e a regulamentação do cuidador domiciliar. Para Goiás, ela sugeriu a criação de um centro de referência para atendimento ao idoso, que agregue todos os serviços disponibilizados em um só lugar e também pensar em um hospital que atenda leitos de UTI de longa permanência.

O Fundo Nacional do Idoso foi criado em 2010 e o estadual no ano passado já arrecadou 7 milhões de reais. “O Brasil, que é um país de jovens, daqui a pouco será um país de idosos, e nós não estamos preparados para isso”, disse a deputada Flávia Morais. Ela também assegurou ser contra a aprovação do texto da Reforma da Previdência. Garantiu que, segundo dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, não existe o déficit da Previdência.  Ela relatou que 30% são desviados para pagar dívidas públicas. “Só onera o trabalhador. Se aprovado, será um grande retrocesso”, esclareceu.

O promotor do Ministério Público de Goiás, Vagner Jerson Garcia, ressaltou que atualmente com a recisão do contrato da Prefeitura com o Idtech os idosos estão com dificuldades, pois era o Instituto o responsável pela regulação dos leitos de UTI em Goiânia.

Haroldo Caetano, do MP-GO, sugeriu à Rede pensar em outras perspectivas no âmbito da proteção ao idoso com políticas públicas que resolvam tais questões. “Precisamos abrir as portas dos serviços públicos aos idosos com efetividade e não pensar apenas em leis penais”, afirmou.

Também participaram das discussões representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); Helena Borges, gerente do Centro de Convivência do Idoso Norte Ferroviário; Marli Bueno, presidente do Conselho Municipal dos Idosos; Sara Mendes, presidente da Comissão Especial do Advogado Senior da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO).

 

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia