Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Paulo Magalhães realiza reunião para discutir direito dos idosos

Paulo Magalhães realiza reunião para discutir direito dos idosos

por Guilherme Machado publicado 13/02/2019 21h09, última modificação 13/02/2019 21h09
Paulo Magalhães realiza reunião para discutir direito dos idosos

Foto: Marcelo do Vale

Na tarde desta quarta (13), o vereador Paulo Magalhães (PSD) realizou uma reunião da Comissão de Direitos do Idoso para tratar da composição de uma equipe que será responsável pela fiscalização e acompanhamento de locais que tratam de idosos, especialmente naqueles em que essas pessoas estiveram em situação de maus-tratos ou violência psicológica. “Vamos criar uma patrulha para fiscalizar hospitais, instituições e lares em relação a esse projeto que vamos implantar a partir do próximo mês”, explica o vereador.

A mesa foi composta por Paulo Magalhães, presidente da comissão, Vagner Jerson Garcia, titular da 30° Promotoria de Justiça de Goiânia Especializada na Defesa dos Direitos do Idoso, Ana Lívia Batista Alves de Paiva, delegada titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (DEAI) e Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado.

Durante a reunião, destacou-se a questão de fiscalizar em conjunto, comissão da Câmara Municipal e órgãos competentes, as situações de maus-tratos, falta de assistência e amparo médico e familiar, além de casos de idosos vivendo nas ruas, sofrendo agressão psicológica e subtração de benefícios. "Cabe a nós acompanhar tudo isso e fazer relatórios para que sejam entregues aos órgãos públicos e cobrar um posicionamento", relata o promotor Vagner Jerson, ao destacar que, por muitas vezes, o poder público se omite ao auxiliar os idosos e garantir que direitos básicos, como, por exemplo, auxílio em medicamentos de alto custo, tratamento de doenças como para câncer e leucemia, garantia a benefícios de saúde e aposentadoria, sejam cumpridos.

Destacou-se também os casos em que o idoso sofre violência física ou verbal e que a eles cabe amparo. Neles, a equipe da comissão tem o objetivo de atuar fiscalizando e trazendo em conjunto um atendimento assistencial e psicológico. "Quanto aos aspectos de tortura, quanto mais presente mais se evita agressões contra os idosos", destaca a defensora pública Fernanda da Silva.

"Muitas vezes os idosos sentem-se receosos em denunciar casos de abusos, maus-tratos e agressão psicológica. Um assistente social e um psicólogo, ao estar presente nesse acompanhamento, teriam condições profissionais de conversar e saber deles a real situação em que se encontram", acrescenta Vagner Jerson.

A delegada Ana Lívia Batista, falou sobre manter um olhar atento a determinadas instituições. "Farei o possível para que possamos estar a fiscalizando o máximo de hospitais e locais de longa permanência de idosos."

Fernanda da Silva, a frente do núcleo de Direitos Humanos, enfatizou a questão humana durante a reunião. "A questão do idoso vai até além, é uma questão do ser humano e não cabe somente a nós que somos agentes públicos e sim a toda sociedade."

Texto produzido por Ingrid Raquel, estagiária vinculada à PUC-GO

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia