Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Paulo Magalhães busca solução para disputa entre moradores e UFG por área do Setor Universitário

Paulo Magalhães busca solução para disputa entre moradores e UFG por área do Setor Universitário

por Guilherme Machado publicado 27/09/2019 18h14, última modificação 27/09/2019 18h14
Paulo Magalhães busca solução para disputa entre moradores e UFG por área do Setor Universitário

Foto: Marcelo do Vale

O vereador Paulo Magalhães (PSD) realizou na tarde desta sexta-feira (27) uma audiência pública para tratar da regularização fundiária da quadra 88 do Setor Universitário, que é alvo de uma disputa judicial envolvendo moradores da área e a Universidade Federal de Goiás (UFG). 

O terreno de 28 mil m² foi ocupado em 1938 por 54 famílias que participaram da construção de Goiânia. Naquela época, receberam o terreno, de maneira informal, como doação da então primeira-dama Gercina Borges Teixeira. Porém, em 1961 a mesma área foi doada pela União à UFG. 

“Nós estamos lutando para assegurar o direito à moradia, com dignidade e respeito às famílias da quadra 88. Já estivemos em Brasília, dialogamos na época com os ex-senadores Lúcia Vânia, Ronaldo Caiado e Wilder Morais. Falamos também com o Prefeito Iris Rezende e com o reitor da UFG, professor Edward Madureira. Queremos solução o mais rápido possível para essas famílias”, afirmou Paulo Magalhães. 

Representando a UFG, compareceram Eriberto Francisco de Bevilaqua, coordenador de assuntos administrativos; Tasso de Souza Leite, coordenador de assuntos institucionais; e Marco Antônio de Oliveira, secretário de infraestrutura da universidade. Eles explicaram que a resolução para o problema não poderia ser feita por meio de doação simples, mas de uma permuta de áreas e citaram o interesse da universidade em uma localizada ao lado do campus da Cidade de Goiás, que pertence ao governo do estado. O terreno permitiria a expansão da instituição por lá, o que não é possível hoje devido à falta de espaço da área atual. 

O gerente de patrimônio imobiliário da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Frederico Pires Coriolano, se comprometeu a conversar com o secretário Bruno Magalhães D'Abadia para verificar a possibilidade de oferecer essa área citada ou outra que seja de interesse à UFG. 

A Prefeitura de Goiânia se manifestou, por meio do representante enviado à audiência, o gerente de projetos de reestrutura urbana da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Ricardo Pinheiro Dourado. Ele disse que a administração municipal tem total interesse e disposição para verificar áreas disponíveis para permuta e se comprometeu a fazer um levantamento delas para a próxima audiência pública sobre o assunto, a ser realizada marcada. 

Quanta à parte técnica, Ricardo afirmou que os levantamentos topográficos na quadra 88 já foram feitos. “Estamos aguardamos apenas a resolução do impasse para que essa área seja transferida ao município e, assim, fazermos a regularização dos terrenos.” 

Roberta Carvalho Cruvinel, presidente da Associação dos Moradores da Quadra 88 do Setor Universitário, é professora da UFG e moradora da quadra há 10 anos. Ela lembrou que a Lei Federal nº 13.465/17, que trata da regularização fundiária urbana, deve ser considerada para que finalmente a questão seja resolvida. “Hoje essa lei permite que a gente discuta não a propriedade, mas a posse. No meu entendimento, essa lei é favorável aos moradores, os legítimos ocupantes, pois a UFG nunca ocupou aquela área.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia