Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / ONGs protetoras de animais pedem delegacia especializada e outras demandas

ONGs protetoras de animais pedem delegacia especializada e outras demandas

por Guilherme Machado publicado 17/10/2018 18h35, última modificação 17/10/2018 18h35
ONGs protetoras de animais pedem delegacia especializada e outras demandas

Foto: Marcelo do Vale

Representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas a proteção animal e protetores independentes estiveram presentes durante uma audiência pública na Câmara para cobrar a criação de uma delegacia especializada na repressão aos maus-tratos a animais. 

Sob comando de Zander Fábio (Pros), a reunião contou com a participação do vereador Delegado Eduardo Prado (PV), que afirmou ter conversado pessoalmente com o delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes de Almeida, e ouvido dele a promessa de que será instalada uma unidade específica para investigar os crimes de maus-tratos aos animais. 

Zander destacou a sua luta pela causa animal durante seu mandato de vereador. Foram 15 projetos aprovados sobre o tema, sendo o maior deles o que prevê a construção de um hospital municipal veterinário. “O fundo para garantir a construção e o funcionamento do hospital também já está aprovado, assim como a área onde ele será erguido já está reservada”, explicou ele. 

Outro vereador convidado, Elias Vaz (PSB), fez elogios a lei de autoria de Zander. “Quando uma pessoa rica tem algum bicho de estimação com problema de saúde, ela consegue levar a um veterinário e pagar o tratamento. Já uma pessoa pobre não. Por isso o hospital veterinário é necessário porque representa a democratização do acesso à saúde animal.” Ele garantiu que, a partir do ano que vem, quando tomar posse como deputado federal, irá trabalhar para conseguir recursos para causas animais em parceria com os demais vereadores eleitos para a Assembleia Legislativa e Senado. 

Entre os representantes, estava Lucíula Cascão, presidente da ONG Recanto Anjos Peludos, que elogiou as iniciativas de construir o hospital e criar a delegacia especializada, mas também cobrou ações complementares, especialmente a criação de um abrigo para animais. “Um cachorro de rua que seja atendido pelo hospital, por exemplo, para onde ele irá depois que receber alto? Vai voltar para a rua? Com o abrigo, ele iria para lá e aguardaria a adoção”, afirmou. 

Outro problema causado pela falta do abrigo, segundo ela, é o comum retorno de animais agredidos, nos casos apurados pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), aos agressores devido a falta de local para a guarda apropriada pelo poder público. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia