Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Novos loteamentos da Capital deverão ter iluminação de LEDs

Novos loteamentos da Capital deverão ter iluminação de LEDs

por silvana — publicado 28/06/2017 15h15, última modificação 21/07/2017 08h25

Com o objetivo de contribuir para a economia de energia elétrica nos logradouros públicos do município, a vereadora Tatiana Lemos (PC do B) apresentou projeto na Câmara que torna obrigatório o uso de lâmpadas de LED (Díodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública nos novos loteamentos e empreendimentos da Capital. A rede compreende os aparelhos utilizados para a iluminação de ruas e demais logradouros públicos como praças, parques, jardins, monumentos e assemelhados.

Como argumento para sua proposta, a vereadora alega que o LED representa um grande avanço na questão da economia comparada com as lâmpadas comuns incandescentes e a fluorescente. “Além de possuir um tamanho reduzido em relação às demais lâmpadas, o díodo possui uma taxa de luminosidade muito boa utilizando bem menos energia, além de serem mais resistentes e não gerarem o mesmo calor das demais.”

Segundo Tatiana apesar do investimento inicial  com a iluminação LED  ter o custo duas vezes maior que o da iluminação fluorescente, o custo final compensa , pois significa uma economia de 40% e, se comparada à lâmpada  incandescente, a relação é ainda mais vantajosa, proporcionando uma economia de 88%. Alguns países já estão utilizando esta tecnologia desde 2010 e aqui no Brasil já está sendo implantada gradativamente em algumas cidades, justifica. 

EMERGÊNCIA

A vereadora apresentou ainda dois outros projetos, ambos com o propósito de garantir maior segurança para funcionários, pacientes e freqüentadores dos postos de saúde do município e também para funcionários e alunos das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil- CMEIs, da Capital.    

A proposta de Tatiana é a instalação de “botões de emergência” nestes locais, que quando acionados emitiriam sinais silenciosos diretamente para a GCM- Guarda Civil metropolitana. O objetivo é  evitar assaltos e outros atos de violência  como a contenção de pacientes e acompanhantes exaltados que muitas vezes ficam agressivos nos Postos de Saúde e Cais e agridem os funcionários. E, nas escolas o sinal informaria situações de risco em andamento além de auxiliar na manutenção da segurança interna em razão de brigas entre alunos, esclarece.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia