Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Novo coronavírus: Primeira etapa de testes da Câmara de Goiânia identifica 17 casos ativos de Covid-19

Novo coronavírus: Primeira etapa de testes da Câmara de Goiânia identifica 17 casos ativos de Covid-19

por Da Redação publicado 08/06/2020 14h16, última modificação 08/06/2020 14h23
Outros 18 exames apontaram anticorpos para a infecção, ou seja, casos que já tiveram a doença, estão curados e não transmitem mais o vírus; primeira etapa testou 234 servidores, estagiários e terceirizados.

A primeira etapa de testagem da Covid-19 realizada pela Câmara de Goiânia, realizada na última sexta-feira (5/6), diagnosticou 17 casos de infecção (anticorpos da classe IgM) ativa para o novo coronavírus. Em outros 18 exames, o teste sorológico quantitativo apontou a presença de anticorpos da subclasse IgG), ou seja, casos considerados curados e que não transmitem mais a doença.

O Pro-Life Laboratório de Análises Clínicas, contratado pela Câmara de Goiânia para a realização dos testes, fez, na primeira etapa, os exames de 234 servidores, estagiários e terceirizados, na sexta-feira. Somados, os testes positivos ativos (17 anticorpos da classe IgM) e positivos com anticorpos (classe IgG), representam 13% (35 casos) do total de pessoas testadas. Os testes prosseguem hoje (8/6) por grupos de servidores para evitar aglomerações, e se encerram na próxima segunda-feira (15). O laboratório vai informar os casos notificados à Secretaria Municipal de Saúde.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Legislativo determinou o imediato isolamento de todos os 35 funcionários e a realização de novo teste sorológico quantitativo, que também será aplicado pela Câmara de Goiânia, em 7 dias (próxima segunda-feira, dia 15). Eles receberam atestado médico de 10 dias.

Por determinação do presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), com anuência de todos os vereadores, o Legislativo começou nesta sexta-feira (5/6) a realizar os exames de detecção da Covid-19 entre servidores, estagiários e terceirizados. O laboratório responsável pela testagem instalou um posto de testagem na sede do Poder Legislativo, no Setor Norte Ferroviário, onde está sendo feita a coleta do sangue dos funcionários.

O teste aplicado é o Exame de Sorologia Quantitativo, com até 99,7% de sensibilidade. Segundo a biomédica do laboratório contratado pela Câmara de Goiânia, Nagêt Mohamad Tayfour, o exame detecta a existência dos anticorpos IgM (infecção na fase ativa) e IgG (infecção na fase tardia/cura) no sangue – ou seja, demonstra se o paciente está infectado ou já teve a doença (está imune).

Para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social, os testes estão sendo realizados em três etapas, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h. Nesta sexta-feira, fazem os testes os servidores, estagiários e terceirizados que estão em regime presencial de trabalho, além dos vereadores. De segunda a quarta-feira da semana que vem serão submetidos aos exames os servidores dos gabinetes, que estão em home office. A partir do 15, os testes estarão disponíveis para os demais funcionários de diretorias e comissões que também estejam em atividades remotas.

O laboratório que venceu o certame público de contratação dos testes foi o Pro-Life Laboratório de Análises Clínicas. O processo de aquisição prevê a realização de até 1.500 (hum mil e quinhentos) testes, conforma a demanda. O custo total, em caso de uso de todos os testes, será de R$ 352,5 mil reais, o equivalente a R$ 235,00 por exame.

O Legislativo decidiu fazer os testes após uma servidora ter testado positivo para o novo coronavírus. O marido da funcionária morreu após contrair a doença. "Somente com a testagem de todos os servidores é que teremos condições de definir, de forma confiável e segura, os procedimentos para a retomada gradual das atividades do Legislativo", afirma o presidente Romário Policarpo.

"Os testes permitirão ainda que as famílias dos eventuais servidores com Covid-19 também possam se submeter aos testes", diz Policarpo. "A testagem na Câmara ajudará a reduzir o índice de contágio na capital, uma vez que os eventuais positivos ficarão em isolamento", afirma o presidente da Câmara. (Da Assessoria de Imprensa da Presidência da Casa).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia