Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Novo Coronavírus marca debates na Câmara na Sessão Plenária desta terça (17)

Novo Coronavírus marca debates na Câmara na Sessão Plenária desta terça (17)

por Patrícia Drummond publicado 17/03/2020 15h05, última modificação 17/03/2020 17h02

O Plenário da Câmara de Goiânia esgotou a pauta de votações na Sessão Ordinária desta terça-feira (17) – um dia antes da suspensão de todas as atividades legislativas e parlamentares da Casa, por sete dias, por meio de Portaria da Mesa Diretora, considerando a necessidade de mitigação da disseminação da COVID-19 na Capital. O debate, aliás, durante o Pequeno e o Grande Expedientes girou praticamente em torno de questões relacionadas à pandemia causada pelo novo Coronavírus e as medidas adotadas pelos Governos Estadual e Municipal para conter a propagação da doença, conforme orientações do Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dentre os requerimentos apresentados, por exemplo, solicitações ao Poder Executivo de uma atenção especial aos prazos e à cobrança de tributos municipais nesse período de enfrentamento de crise. “Com a chegada do novo Coronavírus ao Brasil, os órgãos do governo se articularam rapidamente e há ações em várias frentes. Nosso pedido visa diminuir o impacto causado por essa doença à população goianiense”, justifica o vereador Zander Fábio (Patriota), que solicita ao prefeito Iris Rezende a prorrogação do parcelamento do IPTU/ITU em Goiânia.

Por iniciativa de Denício Trindade (SDD) e assinado por outros 24 vereadores presentes à Sessão, outro requerimento solicita ao chefe do Executivo a realização de um estudo “pautado na redução provisória de impostos para os setores da economia goianiense que venham a sofrer com queda nas vendas em decorrência do Coronavírus”. Denício avalia que a situação exige medida de emergência para preservação de empregos e renda.

“O emprego é determinante para manter o ciclo benigno do desenvolvimento e minimizar impactos de recessões econômicas naturais, como a que já enfrentamos, e atípicas, como a que afetará a Economia nos próximos meses, com a COVID-19”, argumenta o parlamentar do Solidariedade. “O setor produtivo demonstra extrema preocupação e acredita que uma alongada paralisação nas vendas, somada à atual paralisia da Economia, pode levar a fechamento de empresas e demissões em massa”, acrescenta.

Contrário

Ainda sobre o novo Coronavírus, o vereador Paulo Magalhães (PSD) foi o único, dentre os presentes, a fazer uso da Tribuna, para se posicionar contra as medidas adotadas pela Mesa Diretora da Câmara para conter a disseminação da doença. Ele pediu, inclusive, que isso se fizesse constar em ata, oficialmente. “Morrer, todos vamos. A morte, quando vem, vem para todo mundo; essa é a única certeza que temos”, declarou. “Tenho 73 anos e sou abençoado por Deus, continuarei sendo. Eu quero é trabalhar; meu nome é trabalho! Não tenho que ficar em casa por causa de vírus, ainda mais com um Plano Diretor para votar”, completou.

O parlamentar pessedista – que, por causa da idade, integra o grupo de risco apontado pelas autoridades da área da Saúde – foi criticado e rebatido pelos colegas. Fizeram uso da palavra Alfredo Bambu (Patriota), Andrey Azeredo (MDB), Anselmo Pereira (PSDB), Carlin Café (Cidadania), Clécio Alves (MDB), Dra.Cristina (PSDB) e Zander Fábio. “Há técnicos, há especialistas, há Medicina, há normas a serem seguidas e respeitadas. Fazer politicagem em um momento delicado como esse não é possível”, sustentou Bambu. “Isso é demagogia barata. Nada vale mais do que a solidariedade e do que a vida”, destacou Andrey.

Na Ordem do Dia, dos sete Projetos de Lei incluídos na pauta de votações, seis foram aprovados pelos vereadores e um não entrou em discussão por causa da ausência da autora – a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB). Dois vetos do Executivo a autógrafos de lei foram mantidos, após debate e orientação do líder do prefeito, Welington Peixoto (MDB). Sete requerimentos, ao todo, foram aprovados. Dentre os pedidos de inversão e inclusão na pauta, projetos da vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) relacionados ao Código Tributário do Município tiveram pedidos de vista solicitados pelo líder do Governo, vereador Welington Peixoto.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia