Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Novo Código Tributário Municipal está em análise jurídica na CCJ

Novo Código Tributário Municipal está em análise jurídica na CCJ

por Quezia de Alcântara publicado 13/09/2018 11h05, última modificação 13/09/2018 11h05

O projeto de reforma do Código Tributário Municipal (PLC 35/2018), de iniciativa do Executivo, em trâmite na Casa, encontra-se sob análise da assessoria jurídica da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Somente após esse parecer que avalia a constitucionalidade, a legalidade e a formalidade regimental, será designado relator.

O novo código vai substituir o anterior que é de 1975 e faz uma compilação além de atualizar de uma série de leis que tratam de diversos impostos tais como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU), Imposto sobre Transmissão Intervivos (ISTI), Imposto Sobre Serviços (ISS), além de taxas contribuitivas como por exemplo, taxa de iluminação pública e de coleta de lixo.

O IPTU passará a ter o valor cobrado conforme cálculo referente ao preço do imóvel, e não mais conforme a zona de localização, passando a considerar para fins de cálculo o valor do bem, independente da localização desse. Tecnicamente, vai substituir as zonas fiscais com a tributação por localização geográfica, pela metodologia progressiva, que considera o valor venal como fator de taxação. O ITU trará alíquotas maiores visando a ocupação do espaço nos vazios urbanos e impedindo a especulação imobiliária, segundo justificativa do prefeito Iris Rezende no texto enviado à Casa.

O novo Código apresenta criação de taxa de lixo, com cobrança baseada na metragem quadrada do imóvel, que determinaria quantas vezes a coleta de lixo seria feita por semana em cada local. Atualmente os grandes geradores de lixo pagam pela coleta feita por empresas especializadas da iniciativa privada. Além dessa taxa, a proposta prevê a cobrança de taxa para realização de grandes eventos na capital, que mobilizam diversos órgãos municipais para sua realização, como contingente da Guarda Municipal, SMT e limpeza urbana.

Imóveis no Setor Central
De acordo com o projeto, a Prefeitura isentará por cinco anos o IPTU cobrado de proprietários de novas unidades de habitação coletiva. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), 17.192 habitações vão pagar menos IPTU já em 2019 e apenas 509 imóveis terão aumento no valor do imposto. Com o novo projeto haverá redução na alíquota de IPTU para 562.733 (83,8%) imóveis da Capital, outros 6.494 (0,97%) pagarão o mesmo valor deste ano e  102.327 (15,2%) contribuintes sofrerão aumento.

Quem construir imóveis no Centro terá isenção total do ISTI no ato da compra do imóvel ou do terreno que sediará o novo prédio. O benefício também atinge os adquirentes dos novos apartamentos, desde que se trate da primeira aquisição e somente nos casos em que o comprador não seja proprietário de nenhum outro tipo de imóvel na cidade, ressalta Alessandro Melo, secretário de Finanças da Prefeitura.

Em discussão desde maio, ao todo, o novo Código Tributário propõe alterações e revisões em 384 artigos. Além do IPTU, na proposta constam mudanças que afetam outros impostos municipais e as taxas cobradas pelo município”, afirmou o secretário informando que “antes de chegar ao legislativo goianiense, a proposta foi discutida com os próprios vereadores, com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese)”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia