Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / No segundo dia de discussão CCJ concede mais benefícios a contribuinte

No segundo dia de discussão CCJ concede mais benefícios a contribuinte

por Quezia de Alcântara publicado 24/04/2019 10h55, última modificação 24/04/2019 17h24

Os benefícios fiscais (Anexo 4) do novo Código Tributário do Município (PLC 35/2018) foi analisado nesta quarta-feira (24) pelos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Os benefícios analisados são isenções ou descontos para pagamento do IPTU e ITU aos contribuintes goianienses.

A veradora Priscilla Tejota (PSD) teve aprovada emenda de sua autoria que concede 50% de desconto no IPTU aos imóveis dos aposentados e pensionistas cuja renda mensal não ultrapasse dois salários-mínimos e que residam no imóvel. Outro critério sugerido por Tejota é que sejam considerados também a metragem dos imóveis: as casas térreas deverão media até 100 m² e apartamentos até 12 m².

O vereador Paulo Magalhães (também do PSD) teve rejeitada emenda no mesmo artigo. Ele propunha que a renda dos aposentados seria de até três salários-mínimos e a isenção deveria ser total. Ficou para o plenário avaliar se arquiva ou não esta emenda.

De autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PTB), presidente da CCJR, propositura modifica artigo 25 e isenta do pagamento do IPTU os beneficiários de programas sociais tais como o Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

Também de iniciativa de Sabrina, outra emenda aprovada reduz em 50% o valor do ITU e IPTU imóvel e loteamentos que estiverem com projetos em tramitação na Prefeitura até sua aprovação pelo chefe do poder Executivo. Ela justificou que a medida se justifica “dada a morosidade da Prefeitura” a emenda promove justiça fiscal ao prever que enquanto o processo estiver correndo haja este desconto.

Uma terceira emenda dessa parlamentar isenta do IPTU áreas onde se localizam os estádios dos clubes de futebol profissional.

A sessão da CCJR continua suspensa e deve retornar amanhã, às 8h30, na Sala das Comissões. Sabrina avalia convocar reuniões nos horários vespertinos, devido urgência da matéria.

Em plenário, o presidente da Comissão de Finanças, Clécio Alves (MDB), que preside a próxima comissão que analisará o projeto após a primeira votação no plenário, criticou os colegas que apresentaram emendas afirmando que o mérito das propostas deve ser avaliado na comissão temática.

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia