Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Mercado Popular da 74 ganha nova denominação: Centro Cultural

Mercado Popular da 74 ganha nova denominação: Centro Cultural

por Patrícia Drummond publicado 03/10/2018 17h10, última modificação 04/10/2018 17h02

O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (3), em segunda votação, projeto de lei do vereador Anselmo Pereira (PSDB) que denomina de Centro Cultural do Mercado Popular da 74 o Mercado Popular localizado à Rua 74, número 329, no Setor Central de Goiânia. “A denominação do Mercado Popular da 74 como Centro Cultural é o primeiro passo para a preservação de nossa cultura no local”, destaca Anselmo, lembrando o processo de revitalização - iniciado em janeiro de 2007 – por qual passou o lugar, com apresentações culturais todas as sextas-feiras, dentre outras atividades.

À época, recorda o vereador, foi criada uma Assessoria para a realização de eventos nos mercados da Capital, a começar pelo Mercado da 74. A área interna do local foi destinada à programação de uma agenda cultural, com o intuito de fazer do Mercado um ponto turístico de referência em Goiânia. A partir daí, passaram a ser promovidas feiras especializadas e várias outras manifestações artísticas, além de programação cultural fixa, como Clube Retrô (pop rock nacional); Noites do Samba, do Forró e do Sertanejo; e Carnaval dos Amigos - para citar apenas alguns exemplos.

“A Constituição Brasileira, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, que se referem àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e em lugares como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”, argumenta Anselmo Pereira. “É este o caso do nosso Mercado da 74, agora Centro Cultural”, acrescenta.

Memória

Na Justificativa do projeto de lei aprovado nesta quarta-feira, em segunda votação, o parlamentar retoma um pouco da história do tradicional mercado goianiense:

O Mercado Bairro Popular – atualmente conhecido como Mercado Popular da 74 – foi construído em 1952, na Rua 74, no Centro de Goiânia, durante a gestão do então prefeito Venerando de Freitas Borges. Foi entregue à população em 1953. O local passou por restauração em 1987, com obras executadas pela Companhia de Urbanização (Comurg), e repassado aos permissionários em novembro daquele ano.

Em 2004, foi elaborado um projeto de reforma com a intenção de revitalizar o Centro da Capital – não foi executado por falta de recursos. O projeto foi retomado em 2005, e modificado, posteriormente, pelos organizadores da Casa Cor Goiás, que realizaram demonstraram interesse em realizar o evento no Mercado. Foi então que, por meio de convênio firmado com a Prefeitura, as obras foram iniciadas em março de 2006.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia