Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Mauro Rubem promove audiência pública para discutir aumento de IPTU nesta sexta-feira

Mauro Rubem promove audiência pública para discutir aumento de IPTU nesta sexta-feira

por Da Redação publicado 03/02/2022 15h07, última modificação 03/02/2022 15h08
Mauro Rubem promove audiência pública para discutir  aumento de IPTU nesta sexta-feira

Foto: Fabiano Araújo

O vereador Mauro Rubem (PT) realizará na próxima sexta-feira, 4, às 9 horas, uma audiência pública, no plenário da Câmara, para discutir o aumento do Imposto Territorial Urbano (IPTU), em decorrência do novo Código Tributário, aprovado pela Casa em setembro de 2021. Moradores da capital têm reclamado que o valor ultrapassou os 45% (mais inflação), estipulados como teto em acordo entre Legislativo e Executivo. Participarão do debate as advogadas tributaristas Renata Balen e Alessandra Virgínia Costa, o ex-secretário de Finanças Jeovalter Correia e representantes de associações de moradores. O prefeito e o secretário de Finanças também foram convidados para a audiência, que será aberta à população e transmitida por meio do Zoom, da página da TV Câmara no YouTube e das redes sociais do vereador e do Legislativo goianiense.

Ao contrário dos vereadores que votaram a favor do projeto e agora se dizem enganados, Mauro Rubem sempre criticou o novo código, apontando nele as bases de problemas futuros para os contribuintes. O PT, então, entrou na Justiça contra o Executivo, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), apontando ofensa aos princípios constitucionais da legalidade, previstos nos artigos 101 e 102 da Constituição do Estado de Goiás. “Além do aumento exorbitante de 2022, o código permite, para os próximos anos, um aumento de IPTU em progressão geométrica. Ou seja, em 2023, pode ocorrer um novo aumento de 45% sobre o valor cobrado em 2022, acrescido da inflação registrada no ano. Esse sistema de cobrança pode durar anos”, explica o vereador.

Mauro Rubem destaca, ainda, que, da maneira como foi aprovado, o novo Código Tributário de Goiânia viola o princípio da capacidade contributiva, fazendo com que o custo de vida da população cresça a ponto de atingir a camada mais desassistida dos goianienses, ao contrário da justificativa de justiça social apresentada pela Prefeitura na época da votação do projeto. “Além da inflação, é preciso considerar que a renda média do brasileiro sofreu uma queda brutal nos últimos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução foi de 10% só no primeiro trimestre de 2021. Isso sem falar na taxa de desemprego, que atingiu 14,1% no segundo trimestre do ano passado.” No momento, a Justiça aguarda manifestação da Prefeitura de Goiânia acerca da Adin.

Texto da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia