Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Mauro Rubem e SOS Goiânia se reúnem com desembargador para discutir aumento do IPTU

Mauro Rubem e SOS Goiânia se reúnem com desembargador para discutir aumento do IPTU

por Da Redação publicado 03/03/2022 13h19, última modificação 03/03/2022 13h19
Mauro Rubem e SOS Goiânia se reúnem com desembargador para discutir aumento do IPTU

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Mauro Rubem (PT), os deputados estaduais Alysson Lima (Solidariedade) e Delegado Eduardo Prado (DC), Adriana Dourado (Associação de Moradores do Jaó) e membros do movimento SOS Goiânia se reuniram na manhã desta quinta-feira, 3, com o desembargador Anderson Máximo para discutir o aumento abusivo do IPTU na capital e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PT, que está sob análise do Tribunal de Justiça de Goiás e pede a suspensão da cobrança de reajuste de 45% mais inflação, teto de aumento estabelecido no novo Código Tributário, aprovado em setembro de 2021 pela Câmara Municipal de Goiânia. O Ministério Público Estadual (MPGO) já se manifestou favorável à ação e solicitou que o teto do reajuste seja de 10%.

O TJ começou a votar a ADI no dia 23 de fevereiro, mas o desembargador Marcus da Costa Ferreira solicitou vista. Até o momento, a ação obteve dois votos favoráveis. A ideia dos parlamentares e do movimento SOS Goiânia é entrar em contato com os desembargadores, apresentando casos de aumentos abusivos, como o registrado no Real Conquista, pela moradora Eronides Nascimento. Para ela, o valor do IPTU de 2022 chegou quatro vezes maior do que no ano anterior. O setor, no entanto, continua sem a infraestrutura adequada.

O vereador Mauro Rubem destacou que a Prefeitura de Goiânia penalizou os moradores de casas, em claro favorecimento à verticalização da capital. “Não foi só uma correção. O Código Tributário mudou a regra de cálculo. A insegurança se repetirá no ano que vem, não tenho dúvida, porque o prefeito não mandou nenhuma matéria para a Câmara que possa evitar que isso ocorra”, afirmou. O desembargador prometeu estudar o caso e orientou o grupo a conversar com o maior número de magistrados, esclarecendo suas possíveis dúvidas. A retomada da votação está prevista para a próxima quarta-feira, dia 9. Enquanto aguardam a decisão da Justiça, Mauro Rubem e os demais membros do SOS Goiânia farão novo buzinaço nesta quinta-feira, 3, às 16 horas, no Paço Municipal.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia