Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova matérias que tratam de direitos do feto

CCJ aprova matérias que tratam de direitos do feto

por Quezia de Alcântara publicado 18/05/2022 10h50, última modificação 18/05/2022 15h10
Um dos projetos determina que unidades de saúde ofereçam leito separado para mães de natimortos e mães com óbito fetal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (18), duas matérias que envolvem o feto intrauterino.

O primeiro projeto, de iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB), determina que unidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as da rede privada ofereçam leito separado para mães de natimortos (fetos que morrem ainda no útero) e mães com óbito fetal.

De acordo com o DataSUS, em 2019 foram registrados 856 casos de óbitos fetais em Goiás”, cita a parlamentar, acrescentando que “é motivo de preocupação na capital do estado, visto que, ao perder o bebê, a mãe enfrenta, além da dor, o despreparo das estruturas de saúde, ao ficarem internadas no mesmo quarto que mães com seus bebês recém-nascidos”.

Ainda de acordo com Aava, a medida não gera despesa extra para o município, já que se trata apenas de transferência das pacientes para outro ambiente na unidade hospitalar.

Já a segunda matéria, proposta pela vereadora Gabriela Rodart (PTB), institui, no Calendário Oficial do Município de Goiânia, o Dia do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto – a ser comemorado, anualmente, em 8 de outubro. Nascituro, segundo definição jurídica, “é o ser humano já concebido que ainda está por nascer”.

O que se pretende promover é, antes de tudo, o direito à vida, independentemente de sua condição, consagrado em diversos diplomas legais, que preveem a necessidade de proteção e cuidados especiais e a devida proteção legal da criança, tanto antes quanto depois de seu nascimento”, justifica a parlamentar, citando o artigo 2º do Código Civil, segundo o qual “o nascituro é sujeito de direitos, desde a concepção”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia