Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Matérias aprovadas em comissão visam andamento de obras do Puama

Matérias aprovadas em comissão visam andamento de obras do Puama

por Quezia de Alcântara publicado 20/11/2018 11h15, última modificação 20/11/2018 11h19

Tramitam na Casa matérias de iniciativa do poder Executivo que tratam do Programa Urbano Ambiental Macambira-Anicus (Puama). Duas delas já tiveram parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e poderão compor a pauta do plenário nas próximas sessões.

 O projeto 239/18 muda um artigo da lei de 2011 que criou o Puama, permitindo que recursos do BID continuem a serem destinados para implantação dos parques e obras previstos no programa.

A lei previu que alguns critérios da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se encerrassem em março de 2018, porém, a Prefeitura alega a necessidade de complementação de aporte financeiro até que todas as intervenções ambientais e urbanísticas sejam concluídas, daí a mudança proposta.

 Já o projeto 207/18 desafeta áreas públicas municipais nos setores Três Marias e Jardim Pampulha, onde serão implementadas obras para continuação do parque linear, iniciado em 2012. No Jardim Pampulha será desafetada área de 1.930 metros quadrados na Alameda Anicuns e no setor Três Marias, uma área de 5.000 metros quadrados, na rua Ripoli.

A justificativa do prefeito Iris Rezende é que o Município necessita “utilizar as áreas ora desafetadas como meio de pagamento de permutas, buscando solucionar avenças expropriatórias decorrentes da execução do Puama”.

Segundo o site do projeto, a Prefeitura de Goiânia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram as discussões para implementação do parque no ano de 2003, na gestão do então prefeito Pedro Wilson, idealizador do projeto. Em 2009, o prefeito Iris Rezende assinou o contrato de empréstimo junto ao BID. A lei de criação do Puama, 9.123, foi aprovada em 28 de dezembro de 2011 pela Câmara Municipal de Goiânia e o programa começou a ser executado em 2012 pelo então prefeito Paulo Garcia. A parceria prevê investimento de U$ 94,5 milhões, dos quais 60% cabem ao BID e 40% de contrapartida da Prefeitura.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia