Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Matéria visa estabelecer prazos para atendimento pelo SUS

Matéria visa estabelecer prazos para atendimento pelo SUS

por Quezia de Alcântara publicado 13/09/2016 09h31, última modificação 13/09/2016 09h31
Com isso paciente terá que aguardar no máximo 30 dias para ser consultado e 15 para fazer exames.

O vereador Elias Vaz (PSB) reapresentou hoje (13) projeto que estabelece prazos para o atendimento na rede pública de saúde em Goiânia. A matéria determina que o paciente espere no máximo 15 dias para fazer exames, 30 dias para consultas e 60 dias para cirurgias eletivas. 

Conforme a proposta “no caso de pacientes com doenças graves e crianças até 12 anos, os prazos serão reduzidos pela metade. Já portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes, quando não for necessária a internação imediata, o tempo de espera por consultas será no máximo de três dias úteis”.  A exceção ocorrerá, de acordo com o texto apresentado,  para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e casos de urgência e emergência, que continuam recebendo atendimento imediato.

 “Submeter o cidadão a longos períodos de espera significa, muitas vezes, negar o direito básico à saúde, previsto pela Constituição. Para que esse direito seja realmente garantido, é preciso também oferecer atendimento ágil. A demora pode causar não só o agravamento do quadro do paciente, como até a morte, comprometendo, ao mesmo tempo, o direito à saúde e o direito à vida”, afirmou Elias Vaz.

 O vereador diz que estabelecer prazos aproxima o paciente do Serviço Único de Saúde (SUS) daquele que tem acesso a planos privados. "A lei vai permitir que cidadão seja atendido até antes daqueles que têm plano de saúde particular, que, muitas vezes, precisam esperar meses por uma consulta". O projeto foi referendado pelos colegas Cristina Lopes (PSDB) e Fábio Lima (PSB) que pediram para também subscrever a matéria.

Elias Vaz apresentou pela primeira vez o projeto no ano passado. A matéria foi aprovada pela Câmara Municipal e vetada pelo prefeito Paulo Garcia. (Com dados de gabinete).

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia