Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Proposta obriga registro de crianças e de adolescentes que se hospedarem por meio de plataformas digitais

Proposta obriga registro de crianças e de adolescentes que se hospedarem por meio de plataformas digitais

por Quezia de Alcântara publicado 14/02/2025 11h10, última modificação 14/02/2025 16h09
Isaías Ribeiro (Republicanos) propõe aumentar controle e transparência na hospedagem de menores de idade – inclusive as realizadas via plataformas como Airbnb
Proposta obriga registro de crianças e de adolescentes que se hospedarem por meio de plataformas digitais

Foto: Alberto Maia

O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) apresentou, em Plenário, projeto para alterar a Lei 11.092/2023 – relativa ao registro obrigatório de crianças e adolescentes que se hospedam em hotéis, pensões, albergues e estabelecimentos similares. A alteração proposta estende a obrigatoriedade do registro para hospedagens realizadas por meio de plataformas digitais.

Segundo o texto, ao ampliar o escopo da lei em vigor, o projeto visa aprimorar mecanismos de proteção à infância e à adolescência, reforçando a segurança no setor hoteleiro e em plataformas digitais de hospedagem.

Para Isaías Ribeiro, a medida garante que plataformas como o Airbnb cumpram as mesmas obrigações de identificação e de registro de menores de idade, prevenindo situações de vulnerabilidade. Ainda de acordo com o vereador, a crescente adesão a esse modelo de acomodação reforça a necessidade de preenchimento da lacuna normativa.

“A modificação da legislação aumentará o controle e a transparência na hospedagem de crianças e de adolescentes, mesmo quando acompanhados de pais ou de responsáveis. Assim, será possível garantir mais proteção contra crimes como tráfico de pessoas e exploração infantil; ampla fiscalização de estabelecimentos, incluindo plataformas digitais de hospedagem; e preservação do sigilo dos registros, com acesso restrito às autoridades competentes”, afirmou o parlamentar.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia