Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada na CCJ criação do Sistema de Parques e Praças Inteligentes de Goiânia

Aprovada na CCJ criação do Sistema de Parques e Praças Inteligentes de Goiânia

por Da Redação publicado 06/07/2023 09h35, última modificação 06/07/2023 14h51
De autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), projeto sugere que empresas patrocinadoras ofereçam gratuitamente sinal de internet de quinta geração e outros serviços digitais

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nessa quarta-feira (5), projeto de lei (PL 427/2022) para criação do Sistema Municipal de Parques e Praças Inteligentes de Goiânia. A matéria é de autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos).

De acordo com a proposta, farão parte do sistema os parques, praças e congêneres, inclusive o Zoológico Municipal, que vão oferecer gratuitamente sinal de internet de quinta geração e outros serviços digitais, disponibilizados por empresas patrocinadoras. Em troca, será franqueado à patrocinadora veicular anúncios publicitários no perímetro da unidade qualificada – painéis provedores de informações, interativos, plataformas educativas acessíveis via navegador e sistemas de serviços inteligentes.

Ainda segundo o texto, a implantação do Sistema Municipal de Parques e Praças Inteligentes se dará em locais de vulnerabilidade social, sendo utilizado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das imediações como critério para definir a vulnerabilidade social da região.

Léia Klebia afirma que “em um mundo cada vez mais conectado pela internet, periferias de Goiânia vêm ficando para trás e bairros distantes do Centro apresentam falhas na telefonia móvel, que dificultam acesso à internet e outras funções básicas ofertadas pelas operadoras, que não ocorrem em bairros centrais, onde a concentração de renda é maior”.

A matéria destaca que, conforme recomendações técnicas, há necessidade de uma antena de telecomunicações para cada mil habitantes, visando à boa qualidade de sinal. Entretanto, em Goiânia, a média é de 1.814 usuários por antena – sendo 1.058 (Setor Central); 1.195 (Região Sul); e 1.962 (Região Norte).

“A pior situação, nesse sentido, é da Região Noroeste, com média de 3,7 mil usuários atendidos por antena – quase quatro vezes mais do que o recomendado, sendo que os bairros que compõem a região também representam a menor concentração de renda da capital”, conclui a vereadora.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia