Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Proposta estabelece normas sanitárias para entrega de alimentos por aplicativos

Proposta estabelece normas sanitárias para entrega de alimentos por aplicativos

por Quezia de Alcântara publicado 22/11/2024 10h15, última modificação 22/11/2024 17h16
Segundo autor do projeto, vereador Lucas Kitão (União Brasil), medidas garantem qualidade e segurança de alimentos entregues a consumidores
Proposta estabelece normas sanitárias para entrega de alimentos por aplicativos

Foto: Millena Cristina

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) apresentou, em Plenário, projeto de lei (PL 340/2024) que estabelece normas sanitárias para aplicativos de entrega de alimentos. A proposta, segundo o autor, garante a qualidade e a segurança dos alimentos entregues aos consumidores.

Segundo o texto, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e outros estabelecimentos fornecedores deverão cumprir as seguintes normas sanitárias:

- manter ambiente de produção que atenda aos protocolos de higiene e de segurança alimentar estabelecidos pela vigilância sanitária e por outros órgãos reguladores;

- embalar alimentos de forma adequada para o transporte, garantindo que não sejam contaminados durante a entrega;

- manipular adequadamente os alimentos, respeitando padrões de temperatura e de conservação.

Ainda de acordo com a matéria, os aplicativos deverão promover capacitação de entregadores para o manuseio seguro dos alimentos. As plataformas também deverão criar canais de atendimento para receber reclamações de consumidores e para colaborar com órgãos de vigilância sanitária em investigações.

Para Lucas Kitão, a regulamentação do setor de delivery de alimentos pode contribuir para redução na incidência de problemas de saúde pública, como intoxicações alimentares. “Atualmente, as normas sanitárias para o setor de alimentação focam nos estabelecimentos físicos, sem considerar adequadamente o transporte e a entrega final dos produtos. O processo de transporte dos alimentos envolve riscos específicos, como falta de controle de temperatura e possível contaminação por manipulação inadequada, por microrganismos ou por outros agentes patogênicos que podem prejudicar a saúde dos consumidores”, afirma o vereador.

“A exigência de cumprimento das normas sanitárias para entrega de alimentos incentiva a elevação do padrão de qualidade no setor de delivery, promovendo competitividade, de forma saudável, entre estabelecimentos e entre plataformas”, conclui o parlamentar.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia