Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Matéria beneficia portador de deficiência visual

Matéria beneficia portador de deficiência visual

por joana — publicado 02/06/2017 13h50, última modificação 02/06/2017 15h11

Em requerimento aprovado durante sessão na Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Zander Fábio (PEN) solicitou ao presidente da Casa, Andrey Azeredo (PMDB), a confecção com escrita em Braille de todos os diplomas, títulos e outros documentos oficiais quando destinados à pessoas portadoras de deficiência visual. Atualmente, estas honrarias  e outros tipos de materiais gráficos expedidos pela Câmara são inacessíveis à leitura de portadores deste tipo de deficiência.

O método Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz. Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método Braille.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia