Março Roxo: Câmara participa de ação para reforçar luta por direitos da pessoa com epilepsia
No dia 26 deste mês é celebrado, em todo o mundo, o Purple Day (Dia Roxo), principal símbolo do Março Roxo – período em que são reforçadas ações de conscientização sobre a epilepsia, bem como necessidades e direitos das pessoas que vivem com a doença.
Em Goiânia, no dia 30 de março (domingo), ocorrerá um evento na Casa de Extensões da UFG, localizada na Vila Ambiental – Parque Areião. A Câmara é parceira da organização e distribuirá materiais informativos. O prédio da Casa Legislativa também será decorado com luzes roxas em alusão ao Purple Day. Além da distribuição de materiais, a programação contará com prática de atividade física, de medicina chinesa, apresentação cultural, treinamento sobre primeiros socorros na crise convulsiva, vacinação, entre outros. Essas ações têm parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do projeto de extensão “Epilepsia em Foco”, coordenado pela professora e membro da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), Aline Pansani, que organiza o evento.
“Este ano temos a parceria da Faculdade de Enfermagem, da Faculdade de Educação Física, do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa e de várias ligas acadêmicas da UFG e da UEG, além da presença de pessoas com epilepsia que participam de um grupo de acolhimento”, informa a professora.
O tema deste ano é a importância das frentes parlamentares para avanços em políticas públicas. A ABE destaca programação extensa e intensa para as próximas semanas em todo o país. São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul já confirmaram atividades com foco em conscientização. “O movimento ganhou força nos últimos anos, e temos contado com o ótimo trabalho das regionais da ABE para organização de ações com foco local. É importante que todo o Brasil veja o que já conquistamos, mas que a jornada ainda é longa e cheia de desafios”, explica Daniel Braz, presidente da instituição.
Mais informações sobre dias, horários e locais das celebrações em cada estado estão disponíveis no site da instituição.