Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Lucas Kitão propõe Programa Goiânia Tecnológica

Lucas Kitão propõe Programa Goiânia Tecnológica

por Guilherme Machado publicado 05/06/2017 16h52, última modificação 05/06/2017 16h52

Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei de incentivo a pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico para empresas prestadoras de serviços instaladas em Goiânia. “Isto vai fazer com que essas empresas, por meio de novas técnicas, meios ou procedimentos, aumentem a produtividade e ampliem seus negócios, trazendo resultados de curto e médio prazo que vão aumentar a geração de empregos e dinamizar da economia local”, explica Lucas Kitão (PSL), autor do projeto. 

Chamado de “Goiânia Tecnológica”, o programa fixará anualmente o total a ser disponibilizado como incentivo às empresas com recolhimento inferior a R$ 360 mil em até 50% do crescimento real apurado na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) delas no ano anterior. Já as empresas com recolhimento igual ou superior a R$ 360 mil, o incentivo será de até 20%. 

Poderão participar do programa as empresas que tenham recolhido regularmente o ISS durante no mínimo dois anos anteriores à data de apresentação do projeto e que apresentem crescimento real anual na arrecadação. 

Do valor do incentivo recebido, no mínimo 80% deverá ser aplicado no município de Goiânia. As empresas que, agindo com dolo ou má-fé, não o aplicarem ou o aplicarem indevidamente, deverão devolver os valores deduzidos indevidamente do ISS, atualizados monetariamente e acrescidos de juros moratórios de 1% e multa de 40%. 

“Daremos início a um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento econômico em nosso município. Nesse sentido, entendo que o uso de parte do crescimento da arrecadação do ISS para incentivar a pesquisa científica e tecnológica reverte-se, no médio prazo, com o crescimento econômico gerado por essas tenologias e uma arrecadação também maior de impostos”, justifica o vereador. 

Mudança no Programa Estação Digital de Goiânia 

Outra proposta apresentada por Kitão, é uma alteração no Programa de Apoio ao Empreendimento Digital de Tecnologia de Informação e Comunicação - Estação Digital de Goiânia, que atualmente prevê a redução de até 60% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas de tecnologia ligadas à indústria de software e que estejam enquadradas no programa. 

No seu projeto de lei, o vereador quer que essa redução seja fixada em 60%. “Com a redução fixada no seu valor máximo, a Prefeitura viabilizará ao projeto o incentivo e visibilidade que merece e as empresas serão conscientizadas de antemão do benefício que podem concorrer, caso atendam aos requisitos exigidos, atingindo, desta forma, a todos na mesma proporção e trazendo justiça, transparência e segurança a este importante programa.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia