Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Lucas Kitão propõe alteração no cálculo do IPTU

Lucas Kitão propõe alteração no cálculo do IPTU

por Heloiza Amaral publicado 01/02/2022 12h24, última modificação 01/02/2022 12h24
Lucas Kitão propõe alteração no cálculo do IPTU

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou projeto nesta terça-feira, 1, alterando a forma de cálculo do Imposto Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2022, impedindo acréscimo superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado em 2021. A ideia, segundo o vereador, é que as atualizações de valores do IPTU sigam a correção inflacionária, a exemplo do que já ocorre em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O projeto aprovado pela Câmara inclui uma emenda que limita o aumento a 45%, além da inflação, o que resultou em 61% de reajuste. “O argumento da Prefeitura de Goiânia era o ajuste fiscal. De fato, ela é um princípio fundamental previsto em nossa Constituição Federal, que determina a cobrança de IPTU num cálculo básico: quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos. No entanto, o que houve foi o contrário”, afirma.

Para Kitão, justiça fiscal seria focar no desenvolvimento econômico, social e urbano regionais, para que a cidade como um todo pudesse crescer, gerar emprego e renda. “A desigualdade é tamanha que já fomos apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a cidade mais desigual da América Latina e a décima mais desigual do mundo. Precisa-se apostar em uma gestão mais enxuta, de forma que o imposto pago pelo cidadão seja revertido de fato em melhorias das condições de vida”, explica o vereador.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia