Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Legislação reforça proibição de venda de narguilé e subprodutos a menores de 18 anos em Goiânia

Legislação reforça proibição de venda de narguilé e subprodutos a menores de 18 anos em Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 19/08/2025 12h10, última modificação 19/08/2025 12h11
Plenário aprovou, em definitivo, proposta apresentada pela vereadora Aava Santiago (PSDB)
Legislação reforça proibição de venda de narguilé e subprodutos a menores de 18 anos em Goiânia

Foto: Fabiano Araújo

Proposta aprovada em segunda discussão durante a sessão desta terça-feira (19) proíbe, em Goiânia, a venda de cachimbos d’água, popularmente conhecidos como narguilés, a menores de 18 anos pelos estabelecimentos comerciais do município. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a proposta tramitava na Câmara desde 2021. A proibição se estende a subprodutos como essências, fumo, tabaco, carvão vegetal e peças vendidas separadamente que compõem o aparelho. 

Apesar de já haver legislação federal com restrições ao comércio e consumo de narguilés por menores de idade, Aava considera necessário reforçar a proibição. “O narguilé tornou-se um grave problema de saúde pública, pois muitos usuários acreditam que a fumaça desse equipamento é muito menos prejudicial do que a fumaça do cigarro pelo fato de ela passar pela água”, justifica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam, porém, que uma sessão de narguilé de vinte a oitenta minutos corresponde à exposição de componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. 

A parlamentar lembra, ainda, que a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar - PeNSE 2019, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao levantar o uso de cigarro, álcool e outras drogas, apontou que a experimentação do cigarro entre estudantes de 13 a 17 anos foi de 22,6%. “Apesar de haver uma legislação vigente que proíba a venda de componentes que possam causar dependência para crianças e adolescentes, a alta aceitabilidade social e a fácil acessibilidade ao narguilé contribuem para a sua propagação em todo o mundo”, argumenta. 

Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e se torne lei, o estabelecimento que for flagrado descumprindo as regas estará sujeito a penalidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê penas de multa e de detenção do responsável por até quatro anos, e no Código de Defesa do Consumidor, com a interdição ou até mesmo a cassação da licença de funcionamento.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia