Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Kitão propõe criação do Programa ISS Neutro em Goiânia

Kitão propõe criação do Programa ISS Neutro em Goiânia

por Da Redação publicado 06/07/2023 11h05, última modificação 07/07/2023 11h27
Proposta de emenda ao Código Tributário do Município foi apresentada na última terça-feira (4)

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou, na última terça-feira (4), projeto de lei para criação do Programa Imposto Sobre Serviços Neutro (ISS Neutro) em Goiânia. A iniciativa destina-se a projetos que disponham sobre incentivos fiscais para empresas da cadeia de crédito de carbono que se instalarem na capital.

A proposta acrescenta os artigos 213-B e 213-A à lei. Os dispositivos instituem, respectivamente, o Programa ISS Neutro – para incentivar compra de créditos de carbono – e a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) como responsável pela divulgação dos alvarás expedidos pelos incentivados.

A validade dos incentivos é até 31 de dezembro de 2030 ou até que se atinja a meta de redução de emissões de gases poluentes a ser apurada, conforme regulamento. Vale o que ocorrer primeiro.

O texto ainda acrescenta quatro incisos ao artigo 213: serviços de desenvolvimento e de auditoria de projetos de crédito de carbono; serviços de registro e certificação de créditos de carbono; serviços de disponibilização de plataformas de transação de créditos de carbono; e serviços de inventário de emissões de gases de efeito estufa e de auditoria de inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Os créditos de carbono por contribuintes goianienses do ISS Neutro, sob forma de créditos a serem atribuídos no sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica para amortização do imposto próprio devido, conforme procedimento a ser definido em regulamento.

O ISS Neutro ainda veda atribuição do incentivo de modo a fazer com que o total do imposto devido pelo contribuinte em qualquer uma das operações seja inferior a 2% da respectiva receita, salvo exceções admitidas no Código Tributário. A renúncia será compensada por meio da economia gerada pela parceria público-privada (PPP) da iluminação pública.

A Sefin será responsável por receber pedidos de crédito de carbono; por calcular o valor individual de incentivo a ser atribuído a cada contribuinte; por reconhecer compra de créditos de carbono; por certificar e disponibilizar plataformas de transação de créditos de carbono regularmente estabelecidas em Goiânia.

De acordo com o vereador, não há que se falar em renúncia fiscal envolvida na promoção desse incentivo. Ele argumenta que não há, atualmente, em Goiânia, desenvolvimento das atividades ora incentivadas e que o Programa ISS Neutro possibilita atribuição aos compradores de créditos de carbono.

“O Programa ISS Neutro possibilitará atribuição aos compradores de créditos de carbono, de valores a amortizar no ISS, limitada a amortização a um montante global de R$ 60 milhões ao ano, para o conjunto de todos os contribuintes beneficiados e respeitada, para cada um, a carga tributária mínima de 2% de ISS”, justificou Kitão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia