Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Kajuru quer instituir plantão da transparência para acompanhar gastos municipais

Kajuru quer instituir plantão da transparência para acompanhar gastos municipais

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 22/02/2018 10h53, última modificação 22/02/2018 10h53

Em projeto de lei apresentado na sessão de hoje (22), o vereador Jorge Kajuru, PRP, quer instituir o chamado plantão da transparência nos atos, gastos e investimentos de recursos da administração municipal; "Esse plantão", diz ele, "será fundamental para que a população acompanhe e participe sobre a aplicação desses recursos".

Pelo projeto, o plantão será realizado pelo poder executivo e legislativo, com as seguintes atividades: ciclos debates e conscientização, audiências públicas, bem como seminários, palestras e workshops. O vereador cita ainda que o plantão será realizado semestralmente, envolvendo áreas da administração pública direta, indireta e funcional. 

AVALIAÇÃO

Segundo a proposta de Jorge Kajuru, o plantão da transparência irá promover a avaliação da aplicação de recursos orçamentários da Prefeitura com vistas à segurança alimentar, segurança educacional, assistência social, saúde e qualidade de vida, mobilidade urbana, cultura, turismo, esporte, direitos humanos e combate preconceito, dentre outros temas.

"Nesses plantões", destaca o vereador, "é fundamental a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados, associações e entidades da sociedade civil, sindicatos, organizações não-governamentais, imprensa e associações comerciais e industriais.

Na justificativa do projeto, Kajuru cita a Constituição Federal, leis federais e Lei Orgânica Municipal. "Por exemplo, o artigo 4º, Lei de Improbidade, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa negar publicidade aos atos oficiais. Ou qualquer ação ou o omissão de viole deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições"., citou.

Ao concluir, o vereador reafirma que "é urgente que a administração pública possibilite meios para que a sociedade civil organizada tome conhecimento e participe ativamente do acompanhamento dos investimentos e gastos públicos".

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia