Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Kajuru defende municipalização do transporte coletivo de Goiânia

Kajuru defende municipalização do transporte coletivo de Goiânia

por silvana — publicado 31/05/2017 14h10, última modificação 31/05/2017 14h20

A idéia foi exposta aos colegas vereadores, na sessão desta quarta-feira, 31, através de projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município-LOM. A matéria dá nova redação aos artigos 172 e 177 da LOM que foram modificados em 2002, para transferir os poderes de gestão do transporte coletivo para a CMTC- Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo e CDTC- Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo que passaram a ser os responsáveis pela fiscalização do serviço.

"Tal medida, afirmou Kajuru, além de subtrair o poder constitucional desta Casa de fiscalizar, transformou os demais artigos da LOM que versam sobre transporte coletivo e protegem os interesses dos usuários, em “letra morta”. "Como o município pode exercer poder de fiscalizar e fixar tarifa, se esta Casa possui apenas 1 ( um)  dos 11 (onze) representantes na Câmara Deliberativa?", indaga o vereador.

Kajuru entende que o problema está no modelo adotado na criação da Região metropolitana. Segundo ele, o STF- Supremo Tribunal Federal já determinou que “a criação de região metropolitana não pode, em hipótese alguma, afetar ou interferir na autonomia dos municípios, que é intransferível e indelegável.

REDE MUNICIPAL

O parlamentar  defende que a existência de uma rede metropolitana de transporte coletivo não impede que Goiânia tenha sua rede municipal com linhas municipais e tarifas menores. “A nossa proposta de emenda à LOM visa resgatar a autonomia e os poderes da Administração Pública com relação aos serviços de transporte coletivo prestados no âmbito do município, justifica.

As emendas modificativas  aos artigos 172 e 177 determinam  que o município exercerá os poderes, direitos e obrigações no que diz respeito ao serviço público de transporte de passageiros que integrará a RMTC- Rede Metropolitana e  terá sua organização, coordenação e fiscalização exercidas pelo Município, através de seus órgãos próprios e também da Câmara Deliberativa da Região Metropolitana-CDTC e  Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos-CMTC.

MUNICIPALIZAÇÃO

Para viabilizar a proposta, Kajuru apresentou ainda,  na sessão de hoje, 31, requerimento “em caráter urgente e especial", solicitando que o Executivo crie a EMTU- Empresa Municipal de Transporte Urbano, para ser o órgão responsável pela gestão do transporte coletivo da Capital.

“A criação desta Empresa é o caminho para a municipalização do serviço de transporte coletivo em Goiânia restaurando a competência jurídica e administrativa do município com  a retomada de 100 % do comando, o  que poderá resultar em tarifa menor para os moradores da Capital, conclui.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia