Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Instalada CEI das Obras Paradas, apesar de discussões sobre relatoria

Instalada CEI das Obras Paradas, apesar de discussões sobre relatoria

por Quezia de Alcântara publicado 03/04/2018 11h50, última modificação 03/04/2018 18h02

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Obras Paradas da Prefeitura, instalada nesta terça-feira, 3, escolheu o presidente e o relator, cargos que ficaram  com os vereadores Alysson Lima (PRB), propositor da comissão e Delegado Eduardo Prado (PV).

A reunião ocorreu em clima de disputa pelo cargo de relator. A base do prefeito Iris Rezende, composta por Vinícius Cirqueira (Pros), Kleybe Morais (PSDC) e GCM Romário Policarpo (PTC) apresentaram o nome do vereador Kleybe enquanto a oposição, o nome do Delegado Eduardo. Além de Alysson e Priscilla Tejota (PSD) o próprio vereador votou no nome de Prado para a relatoria, ocasionando empate.

A base trouxe o suplente Paulo Daher (DEM para votar, o que não foi aceito pela oposição, já que o vereador Milton Mercêz (PRP), titular, estava a caminho da Casa. Houve bate-boca e os três parlamentares da base saíram da sala, alegando que o presidente e o relator estavam manipulando a votação.

Mercêz, que ocupou seu lugar no colegiado, desempatou a votação em favor do delegado Eduardo Prado. O Delegado contou que “foi uma manobra da Prefeitura desde o momento em que pediram pra votar o cargo de relator antes do de presidente. E depois quando chamaram um suplente para votar sendo que o titular não havia renunciado”. Ele adicionou que vê como elogio o fato de não quererem sua presença na relatoria, pois sempre incomodou por não ter vínculo com o Paço, ser independente e fazer um trabalho investigativo. “Vamos fazer um raio-x das obras e focar nos casos mais urgentes”, adiantou o relator explicando que pretende fazer um relatório isento ao final das investigações.

O presidente Alysson comentou que a CEI das Obras Paradas foi aprovada em novembro de 2017 e desde então vem sofrendo uma série de intervenções que atribuiu à base do prefeito, especialmente nos últimos 30 dias para dificultar sua instalação. “O tema é melindroso e espinhoso, temos que admitir, pois envolve verbas municipais e federais, além de empreiteiras. Minha opinião é a de que estão tentando fragilizar esta comissão e suas investigações”, afirmou.

Alysson denunciou que os membros indicados para compor a CEI foram assediados nos últimos dias para votarem contra o colega Delegado Eduardo na relatoria, mas que os vereadores que saíram da reunião terão que responder à sociedade. “Acreditamos no futuro desta comissão, pois temos quatro vereadores independentes que não deixarão que recursos políticos ou jurídicos que porventura surjam venham a prosperar”, declarou.

O vereador Romário Policarpo afirmou que se retirou da reunião porque os vereadores da oposição, Alysson Lima e Eduardo Prado, “estavam querendo uma CEI para eles”. Já Vinícius Cirqueira sustentou que “a vontade dos demais membros não foi levada em conta e que eles representam a maioria”. Paulo Magalhães (PSD), que ficou na suplência, alegou que o colega “Vinícius é engenheiro e que sua presença na comissão é necessária” e que Kleybe Morais “deveria ter ficado na relatoria, pois assim equilibraria a comissão, já que a presidência de Alysson representa a oposição”.

Após a eleição, os presentes aprovaram oitiva para a próxima terça-feira, 9/4/2018, às 14 horas, com o secretário Municipal de Infraestrutura, Francisco Ivo. “Hoje o Município tem cerca de 40 obras paralisadas entre elas, 13 Cmeis, a Maternidade Oeste, a Marginal Cascavel, o projeto Macambira-Anicuns e a Casa de Vidro”, mencionou o vereador como exemplos de edificações iniciadas e não concluídas pelos prefeitos Paulo Garcia e Iris Rezende (nesta e na gestão anterior).

A comissão pretende traçar panorama feral das obras paradas e ter acesso aos contratos e aditivos e os motivos pelos quais as obras não prosseguiram, e o montante de recursos enviados para a Prefeitura, verbas carimbadas para essas construções. (Foto de Wictória Jhefany)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia