Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Goiânia poderá ter programa de recuperação e doação de equipamentos eletrônicos

Goiânia poderá ter programa de recuperação e doação de equipamentos eletrônicos

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 11/11/2025 11h50, última modificação 12/11/2025 14h09
Aprovado pela Câmara, projeto cria o Marco Legal de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos
Goiânia poderá ter programa de recuperação e doação de equipamentos eletrônicos

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (11), projeto de lei (PL 282/2022) que cria o Marco Legal de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. Apresentada pelo ex-vereador Marlon (PDT), em 2022, a proposta foi reapresentada pelo vereador Tião Peixoto (PSDB) e agora segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

Na prática, o marco institui uma política permanente de levantamento de equipamentos inservíveis para o Município – especialmente os de informática –, mas que podem ser recuperados e doados a instituições. “O objetivo da iniciativa é promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de renda e de emprego em um setor que, em função da sua transversalidade, é essencial para o desenvolvimento da economia brasileira”, dizem os autores. “Em suma, ao mesmo tempo em que contribui para a inclusão social, também beneficia o meio ambiente, ao ampliar o ciclo de utilidade dos equipamentos eletrônicos”, conclui a justificativa.

A matéria prevê a criação de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) – espaços adaptados para reciclagem dos equipamentos; para realização de cursos e de oficinas de formação profissional; e para instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) pela cidade. A intenção é de que o Município estabeleça parcerias com instituições de ensino para atingir os objetivos do programa.

O texto também abre possibilidade para que a Prefeitura seja signatária do Sukatekh – programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que tem objetivos semelhantes.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia