Goiânia poderá ter Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Alopecia Areata
Aprovado em última discussão na sessão desta quinta-feira (14), projeto apresentado pelo vereador Willian Veloso (PL) institui em Goiânia a data de 22 de setembro como Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Alopecia Areata. Caracterizada como perda de cabelo em áreas específicas da cabeça, barba, sobrancelhas e cílios, a alopecia areata é uma doença autoimune que atinge 2% da população mundial. Estima-se que, em Goiânia, cerca de 30 mil pessoas sofram com a síndrome.
“A falta de conscientização, diagnóstico precoce e acesso a tratamentos adequados pode levar a uma série de desafios para aqueles que vivem com esta condição, incluindo baixa autoestima, isolamento social e até mesmo problemas psicológicos mais graves, como ansiedade e depressão”, justifica Veloso. O objetivo do projeto é implementar na Capital políticas públicas específicas para prevenção, diagnóstico e tratamento da alopecia, conscientizando a população e profissionais de saúde sobre a síndrome, “muitas vezes negligenciada em termos de políticas públicas de saúde”, ressalta o autor.
Ao concluir a tramitação na Câmara, o projeto segue agora para análise do Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar a proposta.