Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Goiânia pode ter incentivo para aquisição de veículos sustentáveis

Goiânia pode ter incentivo para aquisição de veículos sustentáveis

por Da Redação publicado 12/08/2022 08h50, última modificação 12/08/2022 11h35
O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou nesta quinta-feira (11), um projeto de lei que concede os créditos do IPVA como um benefício ao contribuinte goianiense

O vereador Lucas Kitão (PSD) quer incentivar o uso de carros elétricos, híbridos ou movidos por hidrogênio. O parlamentar apresentou, nesta quinta-feira (11), um projeto de lei que estabelece a política municipal de incentivo ao uso destes veículos com geração de créditos do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em descontos no Imposto Territorial Urbano (IPTU).  
 
De acordo com o autor, a lei é um incentivo ao mercado de veículos de energia sustentável porque consiste em créditos correspondentes à quota-parte do IPVA que serão transferidos ao município como um benefício ao contribuinte nos cinco primeiros anos da tributação incidente. Ou seja, o município poderá conceder ao proprietário do veículo híbrido, elétrico ou de hidrogênio um crédito que será disponibilizado de acordo com o critério do órgão competente. Este crédito servirá, por exemplo, como descontos no pagamento do IPTU sobre o imóvel de propriedade do cidadão que investir nesse tipo de veículo.  
 
O projeto segue as diretrizes da lei que foi aprovada pelos vereadores da cidade de São Paulo e que foi sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (PSDB), em junho deste ano, com a intenção de incentivar o uso de veículos sustentáveis e renováveis e valorizar esses veículos que vão substituir os movidos a combustão.  
 
“É uma medida que é mais do que simbólica. Ela evidencia Goiânia como uma cidade verde e amplia o atrativo da aquisição desse tipo de veículos, que são sustentáveis e oferecem segurança, um custo mais baixo e mais tecnologia”, justifica o pessedista.  
 
Após a apresentação, o texto vai tramitar na Câmara Municipal de Goiânia. Caso seja aprovada e sancionada pelo Paço Municipal, a lei entra em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial e a regulamentação da legislação será feita pelo Executivo.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia