Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / GESTÃO COMPARTILHADA DA SANEAGO SERÁ VOTADA NA PRÓXIMA TERÇA- FEIRA

GESTÃO COMPARTILHADA DA SANEAGO SERÁ VOTADA NA PRÓXIMA TERÇA- FEIRA

por lucas-ff — publicado 17/03/2016 12h45, última modificação 20/04/2016 09h31

O projeto de Lei do Executivo que propõe gestão compartilhada entre a SANEAGO, empresa de saneamento do Estado de Goiás e a Prefeitura de Goiânia e promove a renovação da concessão dos serviços por mais 30 anos à SANEAGO foi aprovado hoje na Comissão de Trabalho e Servidores Públicos da Câmara. O presidente da Comissão, vereador Divino Rodrigues ( PROS/Bloco) afirmou que o projeto está pronto para ser colocado na pauta de votação da sessão da próxima terça-feira, dia 22/03. 

A matéria foi amplamente discutida com os servidores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Goiás- STIUEG e foi alvo de Audiência Pública, promovida pelos vereadores Paulo da Farmácia ( PROS/Bloco) e o relator da matéria na CCJ- Comissão de Constituição e Justiça, vereador Djalma Araújo (Rede). Na Audiência, além de servidores e diretores da empresa de saneamento, participaram ainda representantes do CREA-Go, OAB-Go, UFG- Universidade Federal de Goiás e representantes da sociedade civil. 

O projeto de gestão compartilhada da SANEAGO entre o Estado e o Município, foi enviado à Câmara, durante o período de autoconvocação de sessões realizadas no mês de Janeiro deste ano. A matéria propõe a gestão associada para prestação de serviços de saneamento básico e abastecimento de água para a Capital nos próximos 30 anos. A empresa poderá realizar os serviços diretamente ou através de terceiros, entidades públicas ou privadas. 

A proposta do Executivo prevê ainda que a tarifa dos serviços seja fixada por uma entidade reguladora competente que deverá ser criada futuramente por uma nova lei. Também cria o Conselho de Saneamento de Goiânia, cujo objetivo será discutir e deliberar sobre projetos de saneamento e será composto por representantes das secretarias municipais de Infraestrutura; de Planejamento Urbano e Habitação; da Agência Municipal de Meio Ambiente- AMMA; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás- CREA-Go, do setor empresarial e de dois vereadores.

EMENDAS

Na Comissão de Constituição e Justiça, o relator da matéria, Djalma Araújo (Rede) acatou emendas modificativas ao projeto original da Prefeitura. Foram emendados os artigos 3º, 6º e 15º. Segundo o parlamentar, a primeira visa assegurar que a SANEAGO continue sendo uma empresa pública e veda qualquer possibilidade da empresa ser privatizada. Segundo Djalma, “ a privatização resultaria em efeitos nefastos como a precarização dos serviços, possíveis aumentos de tarifas e demora na universalização do saneamento básico além de cortes dos subsídios sociais.”

Com as emendas, ficará vetada a subdelegação ou transferência dos serviços, mantida, no entanto, a terceirização para serviços complementares. O vereador ressaltou que esta foi uma reivindicação dos servidores da empresa de saneamento, ouvidos em reuniões e na Audiência Pública. 

Outra emenda estabelece como dever do poder público a adoção de subsídios tarifários e não tarifários para os usuários menos favorecidos. O texto do Paço previa que "poderiam "ser adotados tais subsídios. Djalma explicou que com isso, dava-se “discricionariedade ao gestor tanto para aplicar como para não aplicar a medida. Sendo a água um recurso essencial, elemento básico para a saúde, deve-se garantir o seu acesso social subsidiado”, afirma. A emenda aprovada prevê a gratuidade de , no mínimo, 8 metros cúbicos de água para usuários que não possam cobrir o custo integral dos serviços. 

A última emenda prevê a inclusão no Conselho de Saneamento de Goiânia, criado no bojo do projeto, representantes também da UFG, Associação das Donas de Casa e do STIUEG, além de um representante do Gabinete Civil. No entanto, retirou do Conselho um representante da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). 
(Silvana Brito)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia