Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / GESTÃO ASSOCIAÇÃO DA SANEAGO É APROVADA NO PLENÁRIO

GESTÃO ASSOCIAÇÃO DA SANEAGO É APROVADA NO PLENÁRIO

por lucas-ff — publicado 10/03/2016 11h50, última modificação 20/04/2016 08h46
O plenário confirmou relatório de Djalma que impede terceirização e subdelegação da gestão da empresa pública.

Com as galerias lotadas de servidores da Saneago, o plenário aprovou hoje (10) em primeira votação, por maioria de votos, o projeto que permite a gestão associada da empresa de saneamento com a Prefeitura. 

O relator do projeto na CCJ, Djalma Araújo (Rede) ressaltou que o projeto aprovado garante que a empresa não será privatizada, pois ficou assegurado que continue como empresa pública. Já, Cristina Lopes (PSDB) ressaltou a inclusão dos trabalhadores no Conselho de Saneamento a ser criado com a nova lei. 

Um dos votos contrários foi o do vereador Paulo Magalhães (SDD). Ele advertiu que a população não foi ouvida apesar de terem sido feitas diligências e audiência pública. Contou que no município de Rio Verde a Saneago terceirizou o serviço, hoje sob a responsabilidade da Odebrechet e que o serviço não está sendo feito com qualidade. “Pra que pressa em aprovar esse projeto? Faltam ainda seis anos para encerrar o atual contrato”, questionou na tribuna adicionando que o projeto, mesmo aprovado pode vir a ser vetado pelo Executivo.

Em defesa do projeto, Elias Vaz (PSB) contou que foram ouvidos diversos setores da sociedade inclusive o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), que sugeriu as emendas feitas pela relatoria. Cristina Lopes acrescentou que é fundamental que a concessão seja renovada porque necessita receber recursos, visto que a capacidade de investimento da Saneago está esgotada. Geovani Antônio e Thiago Albernaz (ambos do PSDB) foram unânimes em acusar “oportunismo político” daqueles que se colocaram contrários à matéria.

O líder do prefeito na Casa, Carlos Soares (PT) declarou que o Executivo concorda com a emenda que garante que a Saneago continue empresa pública e adiantou que vai propor na comissão temática, a do Trabalho e Servidor Público a correção feita na relatoria e que retirou a representação da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) no Conselho de Saneamento, que tem a função de fiscalizar as ações da empresa. Djalma retirou o representante da AMMA e acrescentou mais três representantes: um da UFG, um da Associação das Donas de Casa e um do Stiueg.

A matéria segue para a comissão do Trabalho e Servidores Públicos cujo presidente é o vereador Divino Rodrigues (Pros). Anselmo (PSDB), que preside a Câmara solicitou agilidade para que na próxima semana o projeto possa ser levado para a última votação em plenário. (Quézia Alcântara)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia