Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Gerente de engenharia da Comurg se recusa a responder perguntas na CEI

Gerente de engenharia da Comurg se recusa a responder perguntas na CEI

por Guilherme Machado publicado 30/03/2023 17h05, última modificação 31/03/2023 14h20
Nilton César Pinto invocou direito ao silêncio – por lei, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo
Gerente de engenharia da Comurg se recusa a responder perguntas na CEI

Foto: TV Câmara

Intimado a comparecer à Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o gerente técnico de engenharia da empresa, Nilton César Pinto, se recusou a responder perguntas feitas a ele durante reunião extraordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (30).

Sob orientação de seu advogado, Nilton invocou o direito ao silêncio – por lei, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Danilo Vasconcelos, defensor do gerente, alertou os vereadores que a Lei de Abuso de Autoridade (Lei Federal 13.869/2019), no parágrafo único, inciso I, do artigo 15, veda o agente ou autoridade de prosseguir com interrogatório à pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio.

O relator da CEI, Thialu Guiotti (Avante), reagiu. “É direito do seu cliente ficar calado, mas o senhor não pode impedir vereadores da Comissão Especial de Inquérito desta Casa, munidos do poder que lhes foi conferido, de fazer perguntas. O senhor não vai calar esta CEI.”

Em seguida, o vice-presidente da comissão, Welton Lemos (Podemos), prosseguiu com perguntas, mas sem resposta. Ele questionou o fato de obras terem sido contratadas e indicadas como concluídas, sem estarem, de fato, prontas. “Quantas vezes o senhor já atestou notas ou serviços sem que eles tenham sido prestados?”

Próxima reunião

Na segunda-feira (3), a CEI aguarda comparecimento do gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Eduardo Gonçalves de Carvalho, que se ausentou da reunião da última quarta (29). Na mesma data, a comissão espera o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Rubens José Fileti, para explicar detalhes sobre aditivo de R$ 11,3 milhões ao contrato firmado entre empresa da qual é proprietário e Comurg.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia